Beneficiários do Projeto Educativo Engrenagem e do Programa Forças no Esporte, da Universidade da Força Aérea, participam de atividade educativa e recreativa durante o período de férias escolares.
No dia 14 de janeiro, monitores e beneficiários dos projetos sociais desenvolvidos na Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizaram visita guiada ao Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, localizado no Leblon.
O Parque foi criado em 1992 em uma área de preservação ambiental. Possui deques de madeira de onde é possível avistar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, o Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema.
Em suas trilhas é possível observar diferentes e belas espécies botânicas, além de animais como macaco prego, esquilos e diversos pássaros. O Parque dispõe de mirantes de onde é possível ter uma visão privilegiada da cidade.
O Morro Dois Irmãos passa por um processo de reflorestamento, realizado por meio do Programa Mutirão Reflorestamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro com o apoio de residentes locais e do entorno do Parque com a finalidade de recuperar e restaurar os ecossistemas degradados.
Nesse contexto, o Núcleo do PROFESP UNIFA promoveu a visita guiada como atividade complementar para os beneficiários em período de férias com o objetivo de fomentar recreação, sociabilização, desenvolvimento físico e motor e educação ambiental. O evento contou com o suporte do Grupamento Especial de Defesa Ambiental, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, por meio da participação dos Guardas Isaac Deolindo e Sizenando dos Santos Viana, atuando como monitores e orientadores da visita em apoio à equipe orgânica do PROFESP UNIFA.
Para a logística de consecução da atividade educativa, o Grupamento de Apoio dos Afonsos (GAP AF) disponibilizou um ônibus para o traslado do grupo e o serviço de café da manhã e de lanche para monitores e beneficiários.
A beneficiária Luana Lewkowicz Marinho Telles Leite, de 12 anos, demonstrou sua alegria e entusiasmo com o passeio. “Achei uma experiência muito gratificante, os guardas que apoiaram nos deixaram cientes de todos os cuidados bem como agir nesses tipos de ambientes, foi uma forma de aprender um pouco mais sobre a vegetação brasileira”, declarou.
Assim, essa ação pontual desenvolvida com beneficiários de programas de responsabilidade social conduzidos pela UNIFA oportunizam interações educativas, viabilizando o acesso a atividades de formação e fortalecimento da maturidade comportamental e emocional das crianças e adolescentes que integram os projetos.
Projeto Educativo Engrenagem
O Engrenagem é um projeto de responsabilidade social desenvolvido pela Universidade da Força Aérea, com o apoio de organizações militares do Comando da Aeronáutica, situadas na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos.
O Projeto tem por objetivo proporcionar atividades e ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens escolares do Ensino Médio essenciais para promover o acompanhamento e a evolução do percurso educacional de alunos da rede pública de ensino.
O Engrenagem traz como proposta complementar contribuir para: ampliar as capacidades e habilidades de letramento; melhorar os resultados de aprendizagem do Ensino Médio; reduzir o abandono e a reprovação escolar e a distorção idade/ano; ampliar o período de permanência e convivência em ambiente escolar; promover a aprendizagem de comportamentos e atitudes colaborativas e propositivas; e aprimorar os valores inerentes ao ser humano e ao exercício da cidadania.
Programa Forças no Esporte
O PROFESP é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.
As ações do Programa têm por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e socialmente inclusivas, realizadas no contra turno escolar, dentro de organizações militares.
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