Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CEE > Atividades > Uncategorised > UNIFA Promove o V Seminário de Estudos do Poder Aeroespacial
Início do conteúdo da página

       A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, realizou nos dias 2 e 3 de maio de 2024 o V Seminário de Estudos do Poder Aeroespacial: Ciência, Inovação e o Futuro Desejado. O evento contou com presença do Senhor Comandante e Reitor da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, e com o Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), General de Divisão R/1 Aderico Visconde Pardi Mattiolli.

       Aberto ao público, o seminário em formato híbrido (presencial e digital) foi organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos (CEE) e contou com a participação de 405 inscritos, incluindo corpo docente e discente da Universidade, além de militares, civis e demais interessados no tema.

       O evento buscou promover um ambiente de aprendizado e troca de ideias, incentivando o debate a inovação e o desenvolvimento dentro da UNIFA e das Forças Armadas como um todo. Ser uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) é promover e fomentar a inovação no cenário nacional, incentivar pesquisas científicas e tecnológicas, desenvolvendo soluções de maneira inovadora, devolvendo à sociedade necessidades reais.

       O seminário contou com uma série de palestras e debates, com destacados profissionais e especialistas na área. No primeiro dia, no período da manhã, as palestras foram conduzidas pelo Tenente Coronel Aviador Breno Ricardo de Araújo Leite, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), iniciou sua exposição sobre o tema: “O que é Inovação?”; pelo Coronel Aviador R1 Luis Renato Horta de Castro, do DCTA, com o tema: “Sistema de Inovação da Aeronáutica – SINAER”; e pelo Coronel Intendente Robson Teles Peixoto, do Instituto de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (IEFA), com a temática: “Vantagens de ser uma ICT”. Os debates foram moderados pela Professora Doutora Patrícia de Oliveira Matos, da UNIFA.

       No período da tarde, os seguintes temas foram debatidos: “Obrigações de uma ICT do SINAER”, pelo Tenente Coronel Aviador Breno (DCTA); “Propriedade Intelectual na Defesa”, pelo Professor Doutor Roberto Viana da Silva, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); e “Transferência de Tecnologia e a Base Industrial de Defesa”, pelo Coronel Aviador Renato (DCTA). Os debates foram moderados pela Professora Doutora Cláudia Maria Sousa Antunes, da UNIFA.

       Dia 3 de maio, no período da manhã, as palestras foram conduzidas pelo General R1 Aderico Visconte Pardi Mattioli, da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), que iniciou sua exposição sobre o tema: “Inovação e Regulação: Encontrando um Equilíbrio para o Progresso”; pelo Coronel Aviador Sérgio Rebouças, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), com a temática: “Políticas para Implementação Efetiva da Inovação no COMAER”; e pelo Professor Doutor Jefferson de Oliveira Gomes, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o tema: “Transformando Estratégias Definidas na Política em Ações”. Os debates foram moderados pela Professora Doutora Lívia Aparecida de Almeida e Sousa, da UNIFA.

       No período da tarde, houve apresentações temáticas e debates com os seguintes palestrantes: Coronel Intendente Robson Teles Peixoto, do IEFA, sobre o tema: “Do Papel à Prática: Estratégias Efetivas para Implementar Processos Inovadores”; com a Professora Doutora Karla Bernardo Montenegro, da Fiocruz, com a apresentação temática: “Navegando pelos Desafios: Superando Obstáculos na Implementação de Processos Inovadores”; e a apresentação do Tenente Coronel Aviador Breno Ricardo de Araújo Leite, do DCTA: “Inovação e o Futuro das Forças Armadas”. Os debates foram conduzidos pelo Professor Doutor Vinicius de Oliveira Damasceno, da UNIFA.

 

As palestras podem ser acessadas na página do YouTube da UNIFA: https://www.youtube.com/@UNIFA?app=desktop

 

 

Fim do conteúdo da página