O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) comemorou, no dia 24 de maio, o 70° Aniversário de criação do Núcleo de Parque de Material da Aeronáutica, em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal.
A cerimônia foi marcada pela inauguração de um monumento alusivo à data. O Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, acompanhado pelo Comandante da Guarnição, Coronel Avellar, e pelo Suboficial Marcelo Affonso Russi, militar com mais tempo de serviço na unidade, realizaram o desenlace da fita inaugural e o descerramento da placa do monumento.
Feito de concreto, aço e fibra de vidro, o monumento tem sua base moldada em forma de um triângulo, representando o estado de Minas Gerais, onde se localiza o PAMA LS. Da base, sobressaem quatro hélices estilizadas e se elevam o algarismo 7 (sete), simulando uma pista de pouso e decolagem, e o algarismo 0 (zero) , em forma de uma engrenagem, também estilizada, que se funde a uma aeronave, fazendo uma breve alusão à evolução histórica dessa unidade.
O monumento foi idealizado pelo Diretor, pela Chefe da Assessoria de Comunicação Social (DACS), Primeiro Tenente Paula Márcia Teófilo Drumond e pelo Encarregado da Secretaria da Direção (DESEC), Suboficial José Marcelo Tófoli. O Encarregado da DACS foi responsável pelo projeto 3D e a construção, que durou cerca de 2 meses, foi realizada pelo Terceiro Sargento Cilio Inacio Vitoriano Filho, da Subdivisão de Oficinas, e pelo Terceiro Sargento R/1 Ronaldo José De Souza.
Em suas palavras, o Diretor do PAMA LS, Coronel Aviado Valter Faria Junior, resgatou as origens do Parque e destacou a cultura organizacional da unidade. “Desde o militar mais moderno, até o militar de maior grau hierárquico, todos contribuem para o cumprimento da nossa missão. Temos uma cultura organizacional única que é muito forte, marcada principalmente pela busca incansável pela excelência e pelo apoio incondicional aos operadores”, destacou. "Sigamos em frente, confiantes no futuro promissor do Parque de Lagoa Santa. Nenhum desafio é capaz de nos desviar do caminho do sucesso", concluiu o Diretor, dirigindo-se diretamente para o efetivo.
Em virtude das enchentes que assolaram a região Sul do nosso país e à atuação direta da Força Aérea Brasileira em apoio à população afetada, a solenidade não teve participação de convidados externos.
Redes Sociais