O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) realizou, na última sexta-feira (27), a Cerimônia de Encerramento do Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBBA). Ao todo, 22 militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) concluíram o curso, que teve duração de 160 horas/aula.
Ministrado por instrutores do Pelotão Contraincêndio do PAMALS e coordenado pelo Instituto de Logística de Aeronáutica (ILA), o CBBA capacitou os militares para atuar, como bombeiros aeronáuticos, na prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves e aeródromos.
Com média final 9,6, o Primeiro Tenente João Paulo de Albuquerque Silva, do Grupo de Segurança e Defesa de Lagoa Santa (GSD-LS), classificou-se em primeiro lugar no curso. O Soldado de Primeira Classe Ênio Moreira de Almeida Junior, do efetivo do PAMA LS, conquistou o Destaque Operacional.
"O curso foi uma oportunidade de conhecer uma área de atuação da Força Aérea que eu ainda não conhecia. Durante as instruções, fomos submetidos a diversas situações em que deveríamos agir rapidamente, porém não poderíamos deixar de aplicar as técnicas adequadas para cada tipo de situação. Foram seis semanas intensas, de muito aprendizado e ralação, mas chegamos ao final do curso com a certeza de que a FAB recebeu 22 novos Bombeiros de Aeródromo prontos, a qualquer momento, para cumprir o nosso principal propósito: Salvar Vidas”, ressaltou o Tenente Albuquerque.
Os alunos receberam instruções relacionadas à Proteção e Segurança de Aeródromo, Conhecimentos Básicos de Aeronaves, Tática de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves, Movimentação e Transporte de Vítimas, Operação de Carro de Combate a Incêndio, Combate a Fogo com Extintores, resgate de tripulantes em aeronaves com Assentos Ejetáveis, dentre outras.
"A instrução ministrada para os bombeiros de aeródromo teve como objetivo familiarizá-los com as principais características dos assentos ejetáveis da FAB, bem como orientá-los sobre pontos e procedimentos a serem observados no caso de resgate de tripulantes em aeronaves que possuam sistemas de ejeção, os quais são o recurso vital para os pilotos da aviação de caça, seja em combate ou em treinamento", destacou o Capitão Especialista em Armamento Gilberto Luiz dos Santos Pimentel Júnior, um dos instrutores.
As instruções foram encerradas com o “Exercício com fogo real de combate a incêndio e salvamento em aeronaves”, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na Base Aérea dos Afonsos”.
Redes Sociais