O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) recebeu, no mês de outubro, a visita de mais de 200 crianças e adolescentes, entre quatro (4) e doze (12) anos, participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do CIAAR, alunos de Escolas Municipais do município de Rio Casca (MG) e da Escola Bilboquê, de Belo Horizonte.
As visitas, solicitadas em comemoração ao Dia das Crianças, tiveram como objetivo apresentar aos jovens o trabalho de logística e manutenção realizado pelo PAMA LS, algumas aeronaves utilizadas em diferentes missões da Força Aérea Brasileira (FAB), bem como profissões para seguir a carreira militar.
Os grupos iniciaram as visitas no Palanque de Formaturas, onde foram recebidos por militares da Seção de Comunicação Social (DCSO) que apresentaram as aeronaves monumentos T-27M e C-95 Bandeirante, projetos que têm uma longa conexão com a história do Parque. Em seguida visitaram uma exposição de Equipamentos de Segurança, Salvamento e Sobrevivência (SSS), na qual aprenderam sobre as funções e condições de uso de cada equipamento, como os capacetes, infláveis e paraquedas, bem como em quais atividades são utilizados.
O Suboficial Especialista em Equipamento de Voo Marcos de Andrade Machado, encarregado da Seção de SSS, compartilhou sua percepção sobre a importância dessas visitas para a visibilidade do trabalho executado no PAMA LS. “Para nós, da Seção de SSS, esses momentos são de grande valia para mostramos a importância da especialidade Básico em Equipamento de Voo (BEV) para a FAB. Eu fico muito feliz em receber esses jovens que, por muitas vezes, desconhecem o nosso trabalho e o trabalho realizado pelo Parque como um todo.”
Equipamentos, viaturas e uniformes utilizados pelos bombeiros de aeródromo do Pelotão Contraincêndio do Parque também foram expostos para os visitantes, na área externa da Subdivisão de Aeronaves (TANV). Os jovens tiveram a oportunidade de ter contato com algumas ferramentas, como por exemplo a Mochila-Costal, usada para esguichar água. “Foi muito legal brincar com essa mochila de apagar fogo”, exclamou animada a aluna Beatriz Gonçalves Pyramo, 4 anos, da Escola Bilboquê, após participar da simulação de combate a incêndio.
O encerramento das visitas, como de costume, foi no Hangar de Operações (TAOP), onde os visitantes conheceram de perto as aeronaves de treinamento e de transporte, como o C-95, o T-25 e o T-27M, observando-as também por dentro. Destaca-se a participação direta do Diretor do Parque, Coronel Aviador Valter Faria Junior, que no dia 2 de outubro, durante a visita dos alunos do PROFESP do CIAAR, apresentou os detalhes do painel do T-27M, aeronave recém modernizada pelo PAMA LS.
Redes Sociais