Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Abertura do PROFESP – Núcleo PAMA LS 2023
Início do conteúdo da página

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS) realizou, na tarde da última quinta-feira (13), no Auditório Santos Dumont, a cerimônia de abertura do Programa Forças no Esporte – PROFESP para o ano de 2023. O evento também marcou o retorno das atividades presenciais do programa, após 3 anos.

O Diretor Interino do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), Coronel Aviador Valter Faria Junior, presidiu a solenidade, que contou com a presença do Prefeito de Lagoa Santa, Sr. Rogério César de Matos Avelar, tendo em vista o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre os órgãos, para execução das atividades do Programa.

O PROFESP, núcleo PAMALS, atenderá 175 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 e 18 anos, matriculados na rede municipal de ensino e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Em suas palavras de abertura, o Coordenador do PROFESP no PAMA LS, Coronel Aviador R/1 William Robert Eckert, ressaltou a possibilidade de crescimento pessoal que o Programa oferece aos jovens. “Gostaria que vocês tivessem a esperança e o sonho de conquistar coisas maiores, que aproveitassem essa oportunidade de crescer como meninas e como meninos cientes de suas responsabilidades.”

Para marcar o retorno das atividades do Programa no Parque, o Coordenador realizou, na ocasião, a entrega simbólica do “Manual do Aluno 2023” à Coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Sra. Vanessa Corrêa Borges. O documento aborda os direitos, deveres e responsabilidades dos alunos.

Para reflexão e motivação dos jovens, foi realizada a exibição do vídeo “Faça sua cama – Pequenas coisas podem mudar sua vida e talvez o mundo”, depoimento de William Mc Raven, Ex-Integrante da Marinha de Elite dos EUA. Em seguida, os Soldados de Primeira Classe Brandon Vitor Alexandre e Vitor Alves da Silva, alunos da primeira turma do projeto no PAMALS, iniciado no ano de 2018, compartilharam suas experiências com o público presente.

Acho muito importante esse programa, gostei muito da oportunidade de poder participar. Assim como os alunos que agora são soldados, eu também tenho o sonho de servir”, ressaltou o aluno Jhuan Luís da Cunha, de 14 anos, ao externar sua felicidade em fazer parte do PROFESP.

Em suas palavras, o Prefeito de Lagoa agradeceu ao Parque a parceria. “O PAMA LS faz parte da história de Lagoa Santa. Esta integração com a comunidade da cidade sintetiza toda uma ligação de amor, confiança e lealdade. Gostaria de agradecer a todos os instrutores e externar minha satisfação e orgulho de construir juntos uma realidade transformadora para as futuras gerações de Lagoa Santa”.

Emocionado, o Diretor do PAMA LS dividiu um pouco de sua história com os alunos, destacando o sonho de ser piloto e os desafios que encontrou para alcançar seu objetivo. O Coronel concluiu sua fala com uma mensagem sobre fracasso e sucesso: “Existem dois principais aspectos que diferenciam o fracasso do sucesso. O primeiro é a persistência. Nunca desistam do sonho de vocês. Se desejam alguma coisa na vida, lutem incansavelmente que certamente serão bem-sucedidos, mesmo que algumas pessoas digam o contrário. O segundo é a boa fé. Ajam sempre sem prejudicar as pessoas, não passem por cima dos outros para conseguir o que querem, não tenham inveja.”

Fim do conteúdo da página