Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > GUARNAE-LS celebra Dia do Especialista.
Início do conteúdo da página

Em comemoração ao Dia do Especialista da Aeronáutica, a Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) realizou, na manhã de sexta-feira (24), no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), cerimônia militar alusiva à data, com a imposição da medalha “Bartolomeu de Gusmão”. A solenidade foi presidida pelo Comandante da GUARNAE-LS, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, e contou com a presença de autoridades civis e militares do município e do Estado.

A medalha “Bartolomeu De Gusmão” é uma distinção concedida aos militares e civis por destacados serviços prestados à aeronáutica brasileira. Ao todo, 8 militares da GUARNAE-LS foram agraciados na cerimônia, dentre eles a Primeiro Sargento Especialista em Administração Rosane de Fátima Vieira da Silva, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), que expressou a felicidade em receber a condecoração:

“Sinto-me honrada e grata por ter sido agraciada com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, que é fruto do reconhecimento de um trabalho desempenhado com muito orgulho e dedicação ao longo de 17 anos de serviço na nossa amada Força Aérea. Agradeço aos meus superiores hierárquicos, pares e subordinados pela confiança e oportunidade de contribuir, com garbo, com a missão da nossa instituição. Agradeço também à minha mãe, às minhas amadas filhas e ao meu esposo pelo amor e alicerce de todos esses anos e a todos que tornaram possível essa conquista”.

A vibração dos militares durante o canto da Canção do Especialista foi um dos grandes momentos da cerimônia. A tropa, comandada pelo Tenente Coronel Especialista em Comunicações Anderson da Silva Gomes, militar especialista da ativa mais antigo da Guarnição, entoou a canção com muito entusiasmo, impressionando os convidados.

Participaram da cerimônia grupamentos das unidades da GUARNAE-LS: Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS), da Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS) e dos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo de Confins (DTCEA-CF) e de Lagoa Santa (DTCEA-LS). Destaque para os cães de guerra da Polícia de Aeronáutica, que desfilaram com a tropa armada do Grupo de Segurança e Defesa de Lagoa Santa (GSD-LS), e para o grupamento de militares e viaturas do Pelotão Contraincêndio (PCI) do PAMALS.

 

DIA DO ESPECIALISTA DE AERONÁUTICA

A data foi instituída por meio da Portaria n° 160/GM3, de 15 de março de 1991, data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de alto nível técnico para o Comando da Aeronáutica.

MEDALHA BARTOLOMEU DE GUSMÃO

O insigne brasileiro, Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à aeronáutica. Por meio do decreto n° 68.886, de 6 de julho de 1971, foi criada a medalha “Bartolomeu De Gusmão”, distinção concedida aos militares e civis por destacados serviços prestados à aeronáutica brasileira.

Seção de Comunicação Social do PAMALS

(31) 3689-3302/3501

Fim do conteúdo da página