Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PCI do PAMALS promove Curso de Bombeiro de Aeródromo Militar
Início do conteúdo da página

Cerimônia de Encerramento do Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBBA). Ao todo 29 militares concluíram o curso, sendo 27 das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) 2 (dois) da Marinha do Brasil.

“Suportamos o frio, a chuva, o calor, a fome e o cansaço, mas nos dispusemos a seguir em frente, eliminando todos os obstáculos. Hoje, com muito orgulho, somos Bombeiros de Aeródromo. Todos aqueles que se propuserem a voar nos céus do nosso Brasil saibam que, ao pousar, se precisarem, os Bombeiros de Aeródromo estarão prontos para combater o incêndio e salvar vidas”, destacou o orador da turma, Suboficial da Marinha Ivanaldo Alves Pereira.

As entregas dos certificados e das premiações ao 1° colocado do curso e ao Destaque Operacional foram realizadas pelo Chefe da Divisão Administrativa do PAMALS, Coronel Especialista em Suprimento R/1 Marconi Haidar Reginato e pelo Chefe do PCI, Capitão Especialista em Guarda e Segurança Edson Moyses Junior.

Com média 9,3 o Terceiro Sargento Bruno Marcos Rodrigues da Silva dedicou-se aos estudos para classificar em primeiro lugar no curso. O militar destacou o preparo e o nível de conhecimento dos instrutores. “Os militares do PCI que ministraram as aulas, tanto teóricas como práticas, são o grande diferencial do curso. Todos se empenharam para passar o conhecimento que possuem da melhor forma possível, muitas vezes indo além do conteúdo previsto na grade curricular do curso”.

 

 

Já o Segundo Sargento Diogo Soares da Silva, destacou-se entre os pares e foi eleito Destaque Operacional, com base em critérios como: envolvimento rápido e eficaz no atendimento pré-hospitalar, liderança no combate a incêndio, disciplina empregada na segurança e salvamento nas aeronaves, além do espírito de corpo e camaradagem, características indispensáveis para um bom desempenho da função de bombeiro.

Com duração de 160 horas/aula, o curso, ministrado por instrutores do Pelotão Contraincendio do PAMALS e coordenado pelo Instituto de Logística de Aeronáutica (ILA), capacitou os militares para a prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves e aeródromos como bombeiros aeronáuticos.

Os alunos receberam instruções relacionadas à Proteção e Segurança de Aeródromo, Conhecimentos Básicos de Aeronaves, Tática de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves, Movimentação e Transporte de Vítima, Operação de Carro de Combate a Incêndio, Combate a Fogo com Extintores, dentre outras.

Dentre as instruções práticas destacaram-se Exercício com balizamento de emergência”, realizado no dia 5 de outubro, no período noturno, na pista de pouso e decolagem do PAMALS, sob coordenação do DTCEA-LS, e o “Exercício com fogo real de combate a incêndio e salvamento em aeronaves”, realizado na última quinta-feira (20) na Base Aérea dos Afonsos”.

“É o primeiro curso operacional que eu faço nessa área. Me surpreendi com a qualidade e conteúdo das instruções. É um curso excelente, que nos prepara para atuar em situações de emergência que vão além da atuação em acidentes aeronáuticos”, ressaltou o 1° colocado do curso.

 

Fim do conteúdo da página