Cerimônia de Encerramento do Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBBA). Ao todo 29 militares concluíram o curso, sendo 27 das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) 2 (dois) da Marinha do Brasil.
“Suportamos o frio, a chuva, o calor, a fome e o cansaço, mas nos dispusemos a seguir em frente, eliminando todos os obstáculos. Hoje, com muito orgulho, somos Bombeiros de Aeródromo. Todos aqueles que se propuserem a voar nos céus do nosso Brasil saibam que, ao pousar, se precisarem, os Bombeiros de Aeródromo estarão prontos para combater o incêndio e salvar vidas”, destacou o orador da turma, Suboficial da Marinha Ivanaldo Alves Pereira.
As entregas dos certificados e das premiações ao 1° colocado do curso e ao Destaque Operacional foram realizadas pelo Chefe da Divisão Administrativa do PAMALS, Coronel Especialista em Suprimento R/1 Marconi Haidar Reginato e pelo Chefe do PCI, Capitão Especialista em Guarda e Segurança Edson Moyses Junior.
Com média 9,3 o Terceiro Sargento Bruno Marcos Rodrigues da Silva dedicou-se aos estudos para classificar em primeiro lugar no curso. O militar destacou o preparo e o nível de conhecimento dos instrutores. “Os militares do PCI que ministraram as aulas, tanto teóricas como práticas, são o grande diferencial do curso. Todos se empenharam para passar o conhecimento que possuem da melhor forma possível, muitas vezes indo além do conteúdo previsto na grade curricular do curso”.
Já o Segundo Sargento Diogo Soares da Silva, destacou-se entre os pares e foi eleito Destaque Operacional, com base em critérios como: envolvimento rápido e eficaz no atendimento pré-hospitalar, liderança no combate a incêndio, disciplina empregada na segurança e salvamento nas aeronaves, além do espírito de corpo e camaradagem, características indispensáveis para um bom desempenho da função de bombeiro.
Com duração de 160 horas/aula, o curso, ministrado por instrutores do Pelotão Contraincendio do PAMALS e coordenado pelo Instituto de Logística de Aeronáutica (ILA), capacitou os militares para a prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves e aeródromos como bombeiros aeronáuticos.
Os alunos receberam instruções relacionadas à Proteção e Segurança de Aeródromo, Conhecimentos Básicos de Aeronaves, Tática de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves, Movimentação e Transporte de Vítima, Operação de Carro de Combate a Incêndio, Combate a Fogo com Extintores, dentre outras.
Dentre as instruções práticas destacaram-se Exercício com balizamento de emergência”, realizado no dia 5 de outubro, no período noturno, na pista de pouso e decolagem do PAMALS, sob coordenação do DTCEA-LS, e o “Exercício com fogo real de combate a incêndio e salvamento em aeronaves”, realizado na última quinta-feira (20) na Base Aérea dos Afonsos”.
“É o primeiro curso operacional que eu faço nessa área. Me surpreendi com a qualidade e conteúdo das instruções. É um curso excelente, que nos prepara para atuar em situações de emergência que vão além da atuação em acidentes aeronáuticos”, ressaltou o 1° colocado do curso.
Redes Sociais