Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PAMALS PROMOVE SIPAT 2022
Início do conteúdo da página

“É muito importante dar um tempo nas atividades para refletir sobre segurança no trabalho. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença e evitar acidentes”, ressaltou o Diretor Interino do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha”, na abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT 2022), realizada de 27 a 29 de setembro.

Promovido pela Seção de Prevenção de Acidentes do Trabalho (DPAT), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o evento teve como principais objetivos divulgar informações sobre prevenção de doenças e acidentes ocupacionais e estimular o efetivo a ter atitudes mais conscientes no local de trabalho. Foram ministradas palestras sobre comportamento seguro nas diferentes atividades realizadas no Parque, tanto administrativas, como operacionais, no trânsito e no cuidado com a saúde.

A primeira palestra, ministrada pelo Primeiro Sargento Especialista em Eletrônica Roberto Campos Frossard, abordou a influência das tecnologias no comportamento e seus impactos no trabalho de manutenção de aeronaves. “O usuário de tecnologia precisa consumir menos lixo e mais informação útil, de qualidade. É preciso estimular a utilização correta dos dispositivos, como aplicativos, de modo a facilitar a vida no trabalho. Utilizamos a tecnologia como incentivo, a ‘Foto da Semana’ é um exemplo disso, na qual o militar faz um bom uso daquele dispositivo portátil,” destacou o graduado.

Em seguida, encerrando a programação do primeiro dia de atividades, o 1º Sargento Bombeiro Militar Eli Martins da Silva - instrutor de trânsito, do Centro de Formação de Condutores da Academia de Bombeiros Militar - abordou os principais fatores que causam acidentes de trânsito e as estratégias preventivas para evitá-los.“A família, o bem mais precioso que temos. Se não cuidarmos do veículo na qual nos locomovemos, colocamos em risco nossa família e isso faz parte da prevenção”, ressaltou.

No segundo dia, o efetivo foi convidado a pensar saúde e qualidade de vida. A Major Médica Maria Cristhiane Amorim Amigo abordou a importância da realização de exames periódicos para a descoberta precoce de possíveis problemas de saúde e fatores de risco e das técnicas de primeiros socorros para manter os sinais vitais da vítima, até a chegada do atendimento especializado.

A segunda palestra do dia teve como tema os cuidados com a audição.

A fonaudióloga Carla Souto Bahillo, professora universitária, apresentou um conjunto de medidas que visam prevenir a perda auditiva relacionada ao trabalho. A última palestra foi proferida pelo Capitão Médico Psiquiatra Carlos Eduardo Lages Belém que falou sobre a correlação entre qualidade de vida e sintomas como ansiedade e depressão.

No último dia da SIPAT, o Primeiro Sargento Daniel Coimbra Ribeiro Menezes fez uma apresentação sobre segurança de voo e prevenção de acidentes. Mostrando vídeos de acidentes aéreos reais, o graduado chamou a atenção do efetivo para a importância de estar sempre alerta e ter um comportamento seguro, principalmente em áreas operacionais. Ao término da palestra o Diretor falou sobre a importância do trabalho constante e ininterrupto de prevenção de incidentes e acidentes aeronáuticos.“Assim como nos acidentes de trânsito, o maior causador de um acidente aeronáutico é o homem", ressaltou.

O Engenheiro Milton Moutinho, consultor da MSM Treinamentos de Cursos Profissionalizante, último palestrante da SIPAT 2022, abordou, de forma dinâmica e descontraída, falhas no ambiente de trabalho e condutas inadequadas que geram impactos na segurança, podendo ocasionar acidentes, bem como práticas eficientes para reduzir ou eliminar os riscos.

O encerramento foi marcado pela entrega da Premiação do concurso interno Uma frase pela Segurança, no qual o efetivo foi convidado a elaborar o slogan da SIPAT 2022. Com a frase "Proteja seu maior patrimônio: a vida!” o Segundo Sargento Helder Antonio de Sousa Castilho, foi o vencedor do concurso.

Fim do conteúdo da página