Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PAMA LS celebra 87 anos de história em cerimônia militar
Início do conteúdo da página

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) comemorou, no dia 26 de setembro, o 87° Aniversário de Lançamento de sua Pedra Fundamental. A celebração foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e contou com a presença de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares do COMGAP e da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), além de militares de outras forças e autoridades civis.

 

Com o intuito de destacar o mérito e a dedicação de militares do efetivo, foram homenageados o 2º Sargento Especialista em Eletricidade e Instrumentos, Bruno Henrique Cavalcanti, o 3º Sargento Especialista em Guarda e Segurança, Luiz Batista da Costa Neto e o Cabo Especialista em Desenho, César Alencar Freitas Oliveira, eleitos como Destaque Técnico, Graduado e Praça Padrão, respectivamente. Os militares foram reconhecidos por seus superiores, pares e subordinados por suas aptidões profissionais, espírito militar, atitudes e conduta exemplar.

O legado dos ex-diretores da unidade também foi reconhecido durante a solenidade. O Major-Brigadeiro do Ar R/1 Marcus Vinícius Pinto Costa (1987-1989), o Coronel Aviador R/1 Jurandir Martins Figueiredo (1989-1991), o Coronel Aviador R/1 Sérgio Lozano da Silva (2000-2002), Coronel Aviador R/1 Mário Augusto de Araújo Luzzi Junior (2010-2012) e o Coronel Aviador R/1 Edgard Vale Ribeiro estiveram presentes à comemoração e receberam uma lembrança do Diretor Interino do PAMALS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha.

Na ocasião, também houve a entrega da Menção Destaque Logístico e a imposição da  Medalha Militar por tempo de serviço e da Medalha Sargento Max Wolf Filho, do Exército Brasileiro, a 58 agraciados.

“Esse tipo de valorização profissional é o que propulsiona, ainda mais, nosso sentimento em busca da realização profissional e organizacional em nossa labuta diária” destacou o Terceiro Sargento Alan Barbosa Cunha, que recebeu a Menção Destaque Logístico Platina.

Em ato simbólico, foi entregue ao Diretor de Material Aeronáutico Bélico, Major Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, a Permissão Especial de Voo Inicial (PEVI), do T-27 modernizado, atestado que possibilita à aeronave operar, de forma segura, todas as funcionalidades previstas em seu projeto inicial.

Em suas palavras, o Coronel Sardinha, resgatou as origens da unidade e destacou o trabalho logístico de provimento a 17 aeronaves da Força Aérea, do T6 ao T-27 M, além do apoio aos projetos SSS, Tanques Flexíveis, Projetos de Apoio, Baret, Assentos Ejetáveis e Pilones. “A variedade de projetos exigiu do efetivo grande carga de trabalho e atualizações constantes nos modos de prover tal apoio, desde a fabricação nas oficinas internas e revisão das aeronaves à gestão de contratos”.

 

“Este Parque é responsável por suportar e prover soluções para 60% da frota de aeronaves da FAB, além de apoiar 62% do esforço aéreo de 2022.” Dirigindo-se ao efetivo o Diretor concluiu: “Nesta oportunidade, renovo meus sinceros agradecimentos a todo nosso efetivo, sem o qual não poderíamos concretizar com tamanha eficiência tantas atividades”.

O Tenente Brigadeiro Farcic também aproveitou a oportunidade para ressaltar o trabalho realizado pelo efetivo do PAMA LS. Citando o empenho do Suboficial Marcelo Lopes de Araújo na missão de modernização da aeronave T-27, o Oficial General ressaltou que a dedicação e a qualidade do trabalho fazem parte da cultura da unidade.

“Ter a honra de ser mencionado pelo Comandante do COMGAP, Ten Brig Ar Farcic, consolida em meu coração o anseio de ter cumprido a minha missão na instituição, bem como ter representado no devido valor todos os graduados do PAMALS que levaram a missão da modernização do T-27 a ser coroada de êxito”, destacou o SO Oficial M. Araújo, que também foi agraciado com a medalha militar. “Foi um momento muito especial vivenciar o recebimento da medalha militar relativo aos 30 anos de bons serviços prestados a FAB nesta formatura. Reveste-se de um simbolismo muito significativo, pois representa um período de idealização, construção e consolidação da carreira e da vida”, concluiu.

O encerramento da cerimônia foi marcado pela incorporação do grupamento de ex-integrantes da unidade à tropa. Os mais de 60 militares, de diferentes graus hierárquicos, representaram diversas gerações, e emocionaram todos os presentes durante o desfile.

 

 

Os agraciados com a Medalha Militar foram:

MAJ ESP COM ANDERSON DA SILVA GOMES

MAJ AV MARCEL FELIPPE GARCIA

CAP AV JOÃO CÉSAR LEONEL FERREIRA

CAP INT ALLAN GONÇALVES ALMEIDA

1º TEN ESP AER ANV ROMEU DOS SANTOS FILHO

1º TEN ESP AV JOSÉ CELESTINO DE MENDONÇA FILHO

SO BMA MARCELO LOPES DE ARAÚJO

SO SML MARCIO DA FONSECA MENEZES

1S SOB ADRIANO ALVES RIBEIRO

1S BET JACKSON RODRIGO NAZARENO DA SILVA

1S BET JULLIANO BARROS LOBÃO

1S BMA VALDIR LOPES LEITE

2S SEL ALESSANDRO LOPES DE QUEIROZ

2S BEP BRUCY DE ALMEIDA SUDO

2S BMA CARLOS EDUARDO SANT’ANNA

2S BMA HANS MULLER LOPES DE ARAUJO

2S BMA ERICK LIMA DA SILVA

2S BEP VITOR BARBOSA CORRÊA

2S SML DIEGO PEREIRA DE SOUZA

2S BMA ERIK CESARINO DOS SANTOS

2S BMA FLAVIO CARLOS DOS SANTOS

2S SEL SALMO SOUZA DE QUEIROZ

2S BMA SERGIO MEIRELES GOULART

2S BMA ALEXSANDER ARAÚJO SANTOS

2S BEP BRUNO MEDEIROS ROLDÃO BOFF

2S SML GUSTAVO FARAY DOS SANTOS

2S SML JOÃO FELIPE DE SOUSA FERREIRA

2S BEP MARCEL RAMON RODOVALHO MELLO

2S SML MURILLO NETTO PEREIRA DE ALMEIDA

2S BEP PAULO CESAR WINTER DIPP

2S BEI THAÍS DA COSTA ALVES SALVIANO

2S BMA TÚLIO ARÊDES CUNHA

3S SBO ADRIANO FONDA DA SILVA

3S SML ANDERSON FERNANDO PEREIRA DA SILVA

3S BMA RUOLY GOOLLET BARROSO PINHEIRO

3S BMB VANDERSON PATRICIO DA COSTA

 

Os agraciados com o Destaque Logístico foram:

PLATINA (6)

  1. CL QOESUP R/1MARCONI HAIDAR REGINATO

  2. SO QSS BEP R/1 LUIS CLÁUDIO FERREIRA DE ALMEIDA

  3. 1S QSS SGS JULIANO MORAES MONTEIRO

  4. 3S QESA SGS ALAN BARBOSA CUNHA

  5. CV CLAUDIO MARQUES FRAGA

  6. CV LUIZ CARLOS SOARES

 

OURO (4)

  1. CP QOESUP VICTOR DE MELLO SILVA

  2. SO QSS SML ANDRÉ LUIZ DA SILVA

  3. SO QSS BSP CRISTIANO ALVES DE SOUZA

  4. 3S QESA BMB VANDERSON PATRICIO DA COSTA

 

PRATA (12)

  1. 1T QOEAV JOSÉ CELESTINO DE MENDONÇA FILHO

  2. SO QSS BMA FRANCISCO FRANCYANO DANTAS REBOUÇAS

  3. 1S QSS BSP WELLINGTON SILVA CUNHA

  4. 1S QSS BEI BRUNO DE ALMEIDA RODRIGUES

  5. 1S QSS BEP EDER GOULART DE MORAIS

  6. 1S QSS BEP GILMAR LUIZ DOS SANTOS

  7. 1S QSS BEI LUCINEI DA CUNHA SOUZA

  8. 1S QSS BEP ROMNEY GREGORIANO DE SOUZA

  9. CB QCB BEP ALLAN RODRIGUES DE ALMEIDA

  10. CB QCB BCO ANDERSON CLEYTON OLIVEIRA DOS SANTOS

  11. CB QCB BEV FREDERICO DO NASCIMENTO CÂNDIDO

  12. CB QCB BSP SÉRGIO ADOLFO MARIANO

Fim do conteúdo da página