Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > VISITA DA EQUIPE DE GESTÃO DOCUMENTAL DO TJMMG
Início do conteúdo da página

No dia 13 de julho de 2022, servidoras da área de Gestão Documental do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) foi recebida, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), com o objetivo de conhecer a sistemática no trato com a documentação e arquivística de processos da unidade, bem como visitar as instalações do Parque.

 

A equipe do TJMG foi recepcionada no Salão Nobre da OM onde foi proferida uma breve explanação sobre a história da Organização Militar. Logo a seguir, no auditório, recebeu as boas-vindas do Diretor, Cel Av Marcelo Reed Sardinha e, para contextualizar a missão do PAMA LS no contexto da Força Aérea Brasileira (FAB), assistiu um vídeo institucional da FAB e uma apresentação sobre as atividades realizadas no Parque. A parte técnica da visita foi conduzida pelos militares da Seção de Investigação e Justiça (SIJ). Foram explicados os procedimentos relativos à transgressão disciplinar, sindicância e inquérito policial militar.

 

Após as apresentações foi realizada uma visita aos hangares da Subdivisão de Aeronaves (TANV) e de Operações (TAOP), onde as visitantes tiveram a oportunidade de se familiarizarem um pouco mais com a atividade-fim da Unidade.

No encerramento, a coordenadora da visita do TJMMG, Maria Luísa Vieira da Silva, que já serviu no PAMA LS, em nome de todos os integrantes da equipe, agradeceu a oportunidade e a acolhida. Segundo ela a visita propiciou às servidoras um melhor entendimento sobre os princípios que regem o funcionamento de uma Organização Militar, além de ter fornecido subsídios para que elas possam traçar um paralelo com o contexto do TJMMG.

 

“A visita ao PAMA foi de grande valia para a equipe da Gestão Documental, pois tivemos a possibilidade de conhecer o trâmite dos inquéritos e sindicâncias antes de serem remetidos para os Tribunais. Vimos como os padrões das instituições podem favorecer toda a conclusão desses feitos,” afirmou Danúbia Kellen Ferreira Andrade.

 

 

TJMMG

A Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, com jurisdição em todo o território do Estado e com sede em Belo Horizonte, tem como competência processar e julgar os crimes militares e ações judiciais contra atos disciplinares militares praticados pelos oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Nesse contexto, o trabalho da Gestão Documental compreende atividades de análise dos documentos desses processos.

Fim do conteúdo da página