Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PAMA LS sedia Painel de Gestão dos Dirigentes da Administração Direta Federal
Início do conteúdo da página

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) sediou, nesta quarta-feira (06), o Painel de Gestão dos Dirigentes da Administração Direta Federal, promovido pela Consultoria Jurídica da União no Estado de Minas Gerais (CJU-MG), com o a finalidade de estreitar  relações e o intercâmbio de experiências entre os órgãos assessorados.

O encontro, itinerante, acontece bimestralmente e reúne dirigentes e ordenadores de despesas de órgãos do Governo Federal em Minas Gerias, como instituições das Formas Armadas, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Superintendências Federais, dentre outros.

Os participantes foram recepcionados pelo Diretor do Parque, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, acompanhado pelo Consultor Jurídico da União no Estado de Minas Gerais e idealizador do evento, Anderson Morais Diniz, e pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa, Coronel Aviador José Henrique Kaipper.

 

O  Tenente Coronel Engenheiro Nelson Muta Hotta iniciou as apresentações com um briefing institucional do Parque, no qual destacou a missão, projetos e aeronaves apoiadas e as atividades desenvolvidas pelo PAMA LS no contexto da Força Aérea Brasileira.

Em seguida o consultor jurídico da CJU fez uma apresentação sobre a fiscalização de contratos na nova lei de licitação (14.133/21), que  abordou dentre outros aspectos, a necessidade dos órgãos normatizarem no seu âmbito e de acordo com a sua estrutura, as atribuições dos fiscais e gestores de contratos.

Encerrando o ciclo de palestras  o Diretor do Parque destacou as ações implementadas em sua gestão, desde o planejamento até o encerramento do contrato. Por meio de uma linha do tempo foi demonstrado o cenário à época de sua chegada ao Parque e o resultado alcançado com as mudanças realizadas. Antes de encerrar, compartilhou com os presentes a Cartilha de Acompanhamento e Fiscalização de Contratos Administrativos, cujo objetivo é auxiliar a atuação dos militares designados como fiscais e gestores de contrato.


“Foi uma manhã muito proveitosa, tenho certeza que todos aprenderam muito com as experiências de gestão apresentadas pelo Parque de Lagoa Santa. Vários participantes comentaram que têm interesse em implementar os instrumentos de controle utilizados pela fiscalização de contratos no PAMA LS em seus órgãos. Nosso objetivo, que é a troca de experiências, certamente foi alcançado”, ressaltou o consultor jurídico Anderson Morais.

No período da tarde, a fim de conhecer in loco parte do trabalho realizado no Parque, os participantes visitaram alguns setores como a Subdivisão de Aeronaves, a Seção de assentos ejetáveis e a Subdivisão Salvamento, Sobrevivência e Segurança.

“Para mim que sou paraquedista essa visita às instalações do PAMA LS está sendo muito revigorante, está batendo uma saudade da época em que eu saltava. A gente não tem muito contato com as aeronaves e equipamentos de apoio. Ver essa linha de manutenção é impressionante”, disse o Capitão Gustavo Henrique Bastos da Mota, da 4ª CIA de Comunicação Leve de Montanha, que ainda destacou a modernização do T-27. “Os técnicos e engenheiros daqui precisam ser muito especializados e ter um conhecimento muito minucioso da aeronave para conseguir realizar essa modernização”.

 

Fim do conteúdo da página