Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Marcha de 8 km do PAMA LS
Início do conteúdo da página

Efetivo do PAMA LS participa de marcha de 8 km

O efetivo do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) participou, na manhã desta quinta-feira (23), de uma marcha a pé de 8 km. O Exercício Operacional, realizado na área interna da unidade, teve como objetivo aprimorar os valores da vida castrense como fé na missão, motivação, espírito de corpo, vitalidade, rusticidade, rigidez física, tenacidade e camaradagem, conforme preconizado pela MCA909-1/2021 (Programa de Formação e Fortalecimento de Valores).

 

O Diretor do Parque, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, e outros oficiais superiores estiveram ao lado da tropa, motivando o efetivo durante todo o percurso. Divididos em 4 grupamentos, os mais de 550 militares do PAMALS foram comandados pelo Major Especialista em Comunicações, Anderson da Silva Gomes.

Após andar em passo de estrada por cerca de 3 km a tropa realizou uma parada no Pelotão Contraincêndio (PCI) onde aconteceram duas instruções: atendimento pré-hospitalar e tática de abordagem.

 

Ministrada pelo Terceiro Sargento QESA SGS Luiz Batista da Costa Neto, socorrista do PCI do Parque, a instrução sobre atendimento pré hospitalar focou na importância dos primeiros atendimentos para a manutenção da vida da vítima. O instrutor destacou a necessidade de constatar a segurança do local do acidente (cena), do socorrista e da vítima antes de iniciar procedimentos como estabilização da cervical, checagem do pulso e até mesmo reanimação da vítima.

 

 

Ao final, com o apoio de militares do PCI, os participantes puderam sanar dúvidas e treinar as manobras ensinadas, a fim de colocar em prática o que aprenderam. “Com a instrução, pude adquirir conhecimentos sobre os primeiros socorros, informações de suma importância para nós, tendo em vista a vida de nossos companheiros de farda, familiares e amigos", ressaltou o Soldado de Segunda Classe, Wasley Vitor Pereira da Silva.

 

 

 

A instrução sobre tática de abordagem foi conduzia pelo Terceiro Sargento SGS Matheus Philippe Araújo, do Grupo de Segurança e Defesa de Lagoa Santa (GSD-LS). Além de explicar três tipos de abordagem: identificação, prevenção e abordagem real, com o problema já acontecendo, o graduado falou sobre a importância da postura segura do militar, da assertividade da verbalização e demostrou procedimentos para realização de busca pessoal, em veículos e algemação.

 

 

"A instrução abordou temas muito importantes para nós, na posição de oficial de dia, como saber proceder corretamente em uma abordagem e como orientar os outros militares da equipe de serviço, além das ações necessárias durante o auto de prisão em flagrante" comentou o Primeiro Tenente QOCON Engenheiro Mecânico Jorge Eduardo Chaves Teixeira.

 

Após as instruções, a tropa seguiu por mais 5 km até o Portão da Guarda, onde foi recebida pela Banda de Música Asas de Minas, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica. Vibrando, os militares entraram na unidade entoando a canção Fibra de Herói, seguida pela Canção da Infantaria da Aeronáutica e pela Canção do Especialista.

Para coroar o êxito do exercício, antes do fora de forma, o Diretor ressaltou o empenho de todos e comemorou com flexões em frente ao palanque de formaturas da unidade. "Mais uma vez, parabenizo a todo o efetivo pela vibração e disciplina com que os senhores realizaram essa marcha, eu não imaginava nada diferente. As palavras do Tenente Coronel Stallone refletem exatamente o que somos, o melhor Parque de Material Aeronáutico do mundo”, ressaltou.

 

Encerrando a atividade, o efetivo participou de um almoço junino no Hangar de Operações, preparado pelo Grupamento de Apoio de Lagoa Santa, momento prestigiado pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), Coronel Aviador José Henrique Kaipper.

 

 

 

 

Fotos: 3S MATHEUS MELO

 

Fim do conteúdo da página