Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PAMALS promove SIPAT 2021
Início do conteúdo da página

 

É muito importante dar um tempo nas atividades para refletir sobre segurança no trabalho. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença e evitar acidentes”, ressaltou o Diretor Interino do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS)Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha”, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT 2021), promovida de 27 de setembro a 1º de outubro.

 

 

  Durante o evento, realizado no Auditório Santos Dumont, foram ministradas diversas palestras de conscientização sobre a importância do comportamento seguro no trabalho, no trânsito e na vida social. Organizada pela Seção de Prevenção de Acidentes do Trabalho (DPAT), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a atividade seguiu todos os protocolos de prevenção à COVID-19.

 

Segurança em primeiro lugar, inclusive na hora do sexo, essa foi a mensagem deixada pelo 2º Tenente Médico Marcus Vinícius Bellezzia que abriu a programação da semana com a palestra “Prevenção de infecções sexualmente transmissíveis”. O oficial abordou formas de contágio, prevenção, sintomas e tratamento das principais ISTs, com foco na AIDS. “DST é igual acidente de trabalho, tem que prevenir. Todos somos vulneráveis a contrair alguma infecção”, alertou.

 

 

Em seguida, a 2º Tenente Serviços Jurídicos Giselle Fernandes Corrêa falou sobre questões administrativas e judiciais relativas ao uso de drogas lícitas e ilícitas, com enfoque na conduta dos militares que, de acordo com a advogada, precisam preocupar muito mais com as atitudes do que os civis, pois estão sujeitos a toda a legislação civil geral, além das sanções previstas no Código Penal Militar e no Regulamento Disciplinar da Aeronáutica (RDAER). “Precisamos zelar pela imagem da Força Aérea. Somos militares, 24 horas por dia. Devemos ser exemplo para a sociedade”, alertou o Presidente da CIPA, Coronel Especialista em Suprimento R1 Marconi Haidar Reginato, ao comentar sobre o tema.

  

No segundo dia de atividades o tema foi segurança no trânsitoPara sensibilizar e chamar a atenção dos militares sobre o assunto, no início do expediente houve uma simulação de acidente, com vítima, na entrada do Parque, revelada durante a palestra do 1º Sargento Bombeiro Militar Eli Martins da Silva. O palestrante falou sobre os principais fatores que causam acidentes e as estratégias preventivas para evitá-los.“Quando a prevenção falha, o acidente acontece”, destacou o militar. Durante a palestra também foram exibidos vídeos lúdicos, como a animação Motor Mania, que levaram a audiência a refletir de forma descontraída sobre o próprio comportamento como motoristas ou motociclistas.

 

Segurança no Trabalho X Tecnologia foi o assunto do terceiro dia de evento. Com uma abordagem bastante interativa o 3º Sargento Alan Barbosa Cunha levou a plateia a pensar sobre os impactos do uso excessivo e inadequado das tecnologias, como os smartphones, na segurança das atividades laborais e na vida social. O palestrante também alertou o efetivo quanto a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção de Individual (EPIs), inerentes a cada atividade, e reforçou a necessidade da observância dos procedimentos de segurança para utilização dos equipamentos de manutenção e das oficinas. “ Quantas vezes você negligenciou procedimentos de segurança”, indagou. Após a palestra foram apresentados os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o papel dessa no Parque.

 

Encerrando o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, foi ministrada quinta-feira (30/09), em parceria com a comissão Pró-Vida, da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), a palestra Prevenir é Salvar, pelo Major Bombeiro Militar Kleber Silveira de Castro. “Não há como falar de suicídio sem abordar a saúde mental. Vigie seus pensamentos! Independente do problema, viver sempre é a melhor opção, destacou o palestrante, ao abordar questões como o que leva uma pessoa a cometer suicídio, grupos mais vulneráveisquem previne e quem pode atuar nos momentos críticos.

 

 

No último dia de atividades, o efetivo foi convidado a pensar sobre segurança de voo. “Um fio de cabelo pode ser a diferença entre a ocorrência ou não de um acidente aeronáutico” destacou o Diretor Técnico do PAMALS, Coronel Aviador Lázaro de Andrade Stalone, ao abrir a palestra Cultura Organizacional e Segurança de Voo, proferida pelo Capitão Aviador Jonatas Sabatini Fabiano, chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA), do Parque.

 

O capitão falou da importância de pensar em segurança antes de agir e de atitudes que contribuem para uma cultura organizacional forte em relação à segurança de voo. Segundo dados apresentados falhas na cultura organizacional são precursoras de ocorrências aeronáuticas. Uma cultura frágil promove contextos organizacionais inseguros. “A prevenção de acidentes exige mobilização geral. Todos, sem distinção, desde o soldado mais moderno ao Diretor, têm que ter a consciência de que a segurança deve ser algo inerente a tudo que se faz”, destacou.

 

 

Fim do conteúdo da página