A Subdivisão de Planejamento do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) iniciou, no dia 17 de março de 2020, a implementação do lean manufacturing (manufatura enxuta) na linha de manutenção de aeronaves. Essa nova metodologia foca na redução de desperdícios a fim de melhorar a qualidade dos processos e reduzir o tempo e o custo da manutenção.
Diversos estudos estão sendo conduzidos para garantir a melhoria dos processos internos. Desde 2019, a Cadeia Produtiva do T-27 foi mapeada de forma a estruturar a implementação de uma manutenção mais enxuta. Além disso, diversos procedimentos, realizados pelos setores que participam da manutenção da aeronave, estão sendo aprimorados para que desperdícios sejam removidos do sistema.
“Trabalhei por diversos anos na linha de manutenção, nunca vi um projeto como esse que integra tantos setores. Está sendo muito gratificante acompanhar a sinergia entre as especialidades na realização das atividades. A eficiência está muito maior do que a planejada”,destacou o 1º Sargento BMA, Marcos Vinícius de Sá dos Santos, um dos idealizadores do projeto.
As 8 fontes de desperdício da metodologia Lean Manufacturing (transporte, defeitos e retrabalho, processo desnecessário, espera, movimentos desnecessários, intelectual, superprodução e estoques) são atacadas diariamente no acompanhamento da inspeção da aeronave FAB 1439. O trabalho é conduzido pelo Major Engenheiro Nelson, pelo Capitão Engenheiro Rafael, pela 1º Tenente Engenheira Pollyanna e pelo 2º Tenente Engenheiro Salvador, com o apoio dos sargentos Marcos Vinícius, Carlos Filho, Manferrari, Erick Lima e Paulo, da Subdivisão de Planejamento.
Figura 1: Fontes de desperdício da metodologia Lean Manufacturing. (https://br.linkedin.com/in/paulokleyzer)
“Este projeto é de médio a longo prazo, mas que dará muitos frutos à organização. Ele está no início, as melhorias serão trazidas de forma gradativa. O importante é que todos os processos estão sendo mapeados e os desperdícios corrigidos. Ademais, para alcançarmos essa otimização, foi firmada uma parceria com a PUC-MG que auxiliará na simulação de vários cenários nos processos manutentivos”, afirmou um dos coordenadores do projeto, 1º Ten Eng Pollyanna Pedrosa Loschi.
Redes Sociais