Escudo português, com o chefe em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, em jalne (amarelo), e à sinistra a sigla da Organização “OABR” em prata (branco).
Campo em blau (azul cerúleo), tendo no coração uma coluna em prata, semelhante à do Palácio do Planalto, em Brasília, local onde se situa a Organização Militar. Enrolam-se sobre a mesma, duas cobras em sinopla (verde), voltadas para a destra e a sinistra, simbolizando a área de Saúde, e especialmente a Odontologia.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).
ESTANDARTE
Estandarte partido em pala e cortado em faixas. A pala apresenta-se em prata (branco), simbolizando a paz, a sã consciência e o Serviço de Saúde da Aeronáutica. No centro da faixa visualiza-se o emblema da Organização nos seus esmaltes, organização esta cuja criação se deu em 18 de dezembro de 1984.
A faixa superior aparece em sinopla (verde escuro), retratando as grandes áreas verdes do Plano Piloto de Brasília, que possui a maior relação de área verde por habitante do mundo.
A faixa intermediária apresenta-se em jalne (amarelo), representando a cor do metal utilizado nas restaurações de cavidades dentárias.
A faixa inferior encontra-se em blau (azul cerúleo), lembrando o céu do Distrito Federal.
Contornam o estandarte, nos seus três bordos livres, franjas em jalne (amarelo).