Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PALESTRA: “Sensibilização e conscientização sobre o uso indevido de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas”
Início do conteúdo da página

 

No dia 05 de novembro de 2024, a 2º Ten QOCON PSO Jennifer Silva Camargo e a 2º Ten QOCON PSE Renata de Brito Pereira proferiram uma palestra ao efetivo do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) sobre “Sensibilização e conscientização sobre o uso indevido de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas”, em cumprimento ao Módulo II do Programa de Valorização da Vida (PVV).

A palestra teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância de construir uma cultura preventiva, promovendo e incentivando hábitos saudáveis; prevenir comportamentos de risco; e valorizar a saúde e a qualidade de vida, especialmente no ambiente militar, dentro do contexto do COMAER.

Durante a apresentação, as psicólogas do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) abordaram assuntos de extrema importância, como os impactos do uso indevido de substâncias psicoativas, bem como sobre as principais estratégias para estimular escolhas saudáveis e responsáveis.

Ao explanarem sobre os meios de prevenção, enfatizaram que o uso indevido dessas substâncias podem trazer graves consequências físicas, psicológicas e sociais, afetando a capacidade de trabalho, o convívio familiar e até mesmo a segurança coletiva. Além disso, o acesso à informação sobre as formas de prevenção educa os indivíduos sobre os riscos, permitindo-os a fazerem melhores escolhas, sendo uma poderosa ferramenta para proteger vidas.

O Programa de Valorização da Vida destacou a sensibilização do indivíduo como primeiro passo para a mudança. Além disso, o acesso à informação e ao diálogo conscientiza as pessoas sobre os riscos associados a comportamentos prejudiciais e estimula decisões que favoreçam o bem-estar físico e mental.

As palestrantes ressaltaram que a ideia central do programa é criar um ambiente mais seguro e saudável, tanto para o indivíduo quanto para o coletivo, alertando que a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas é um dos caminhos para alcançar uma maior qualidade de vida, produtividade e bem-estar geral.

Por fim, trouxeram a importância da colaboração mútua, pois cada pessoa é responsável por propagar os aprendizados, e devem influenciar positivamente aqueles ao seu redor. Essa abordagem colaborativa fortalece a prevenção e amplia o impacto do programa.

 

 

Ao final do evento, o Coronel Farmacêutico Arilson Dias, Diretor do LAQFA parabenizou as palestrantes e reforçou a importância dos assuntos abordados e discutidos ao longo da apresentação, destacando a necessidade de sua aplicação e prevenção no âmbito militar.

Fim do conteúdo da página