Diretor do LAQFA participa da II Assembleia da ALFOB e celebra os 60 anos do LAFEPE
Nos dias 26 e 27 de junho de 2025, o Diretor do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA), Cel Farm Arilson Dias, participou da II Assembleia Ordinária da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB) e das comemorações pelos 60 anos do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE), realizadas na sede da instituição, em Recife (PE).
A programação teve início com a inauguração do memorial “60 anos LAFEPE”, um marco que celebra seis décadas de contribuição da instituição à saúde pública do Brasil. O momento solene reforçou o papel estratégico do LAFEPE no fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
No dia 27, ocorreu a Assembleia Ordinária da ALFOB, que contou com a aprovação da ata da última reunião, a apreciação da pauta e a realização de uma mesa-redonda sobre temas estratégicos para os Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFOs), como “A demanda de IFAs no mercado farmacêutico brasileiro” e “Demandas das Secretarias Estaduais de Saúde por medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – listas 1B e 2”, além de informes relevantes para o setor.
Durante a Assembleia, foi também apresentada uma proposta da ALFOB para a emissão de um documento conjunto solicitando que os medicamentos objeto de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), conforme previsto na legislação vigente, sejam adquiridos dos LFOs não apenas durante a vigência dos Termos de Execução Descentralizada, mas também após sua conclusão. A medida visa garantir a continuidade da produção nacional e a sustentabilidade dos laboratórios oficiais.
A participação do LAQFA na II Assembleia Ordinária da ALFOB reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da indústria farmacêutica pública e com a integração entre os LFOs, contribuindo para a soberania sanitária e a ampliação do acesso a medicamentos estratégicos no Brasil.
Fonte: Comunicação Social - LAQFA
VISITA DO DESAS AO LAQFA FORTALECE INTEGRAÇÃO E PROJETOS ESTRATÉGICOS NA ÁREA DE SAÚDE E DEFESA
Comitiva do Ministério da Defesa conheceu a estrutura e as ações do Complexo Farmacêutico da Aeronáutica, com foco em antídotos estratégicos, medicamentos oncológicos e parcerias em PD&I
No dia 16 de junho de 2025, o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) recebeu a visita institucional da comitiva do Ministério da Defesa, liderada pela Brigadeiro Médica Carla Regina Marchon, diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS).
A comitiva contou ainda com a presença da Tenente-Coronel Médica Marilice Fernandes Pedrosa Pontirolli, do Tenente-Coronel Farmacêutico Flavio Gaspar Bianchi e do Sr. Túlio Pessoa de Gois, integrantes da equipe técnica do departamento.
Recebidos pelo diretor do LAQFA, Coronel Farmacêutico Arilson Dias, os visitantes conheceram as instalações e os eixos de atuação do Complexo Farmacêutico, estruturado em três divisões principais: a Divisão Industrial (DIND), a Divisão de Logística em Saúde (DILS) e o Centro de Manipulação Farmacêutica (CEMFAR).
Estratégia, inovação e soberania
Durante a visita técnica, foram apresentados os principais projetos estratégicos em desenvolvimento, com destaque para a produção de antídotos de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), incluindo o avanço do iodeto de potássio nas formulações de 130 mg e 65 mg/mL, além de estudos clínicos com um curativo biotecnológico nacional.
Também foram detalhadas as iniciativas vinculadas às Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e ao Programa de Desenvolvimento e Consolidação da Infraestrutura do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (PDCEIS), com ênfase na modernização da Fábrica I, voltada à produção de medicamentos sólidos orais, e na futura fabricação do antirretroviral darunavir, cuja transferência de tecnologia está prevista para agosto de 2025.
Outro ponto de destaque foi o desafiador projeto da Fábrica II, que está sendo estruturada para a produção de medicamentos de alta potência, com ênfase em fármacos oncológicos. Os projetos relacionados à sua modernização e equipagem foram submetidos ao Ministério da Saúde, e a respectiva defesa oral já foi realizada, reforçando o compromisso com a viabilização dessa planta produtiva. Essa iniciativa representa um passo decisivo rumo à autonomia nacional na produção de medicamentos estratégicos, voltados ao atendimento das demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema de Saúde da Aeronáutica.
Integração entre laboratórios militares e fortalecimento institucional
A visita também reforçou a importância de ampliar a interoperabilidade entre os laboratórios militares, especialmente no que se refere à definição de portfólios produtivos e responsabilidades compartilhadas na produção de antídotos DQBRN — medicamentos essenciais à soberania nacional, mas que ainda apresentam alta dependência de importações.
O encontro evidenciou a relevância de uma coordenação interforças articulada, voltada à construção de uma capacidade produtiva nacional robusta, autônoma e alinhada com os interesses da Defesa e da saúde pública brasileira.
54º ANIVERSÁRIO DO LAQFA
O Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) celebrou seu 54º Aniversário de criação com uma cerimônia militar ocorrida no dia 23 de maio de 2025. A data foi marcada por homenagens a Ex-Diretores, imposição de medalha militar e um agradável coquetel para convidados e efetivo do LAQFA.
A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, sendo recebido pelo Diretor do LAQFA, Coronel Farmacêutico Arilson Dias. Diversas autoridades da Força Aérea Brasileira prestigiaram o evento, com destaque para o Senhor Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, Senhor Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional Major-Brigadeiro Rodrigo Fernandes Santos, Senhor Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, Senhor Diretor de Saúde da Aeronáutica Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, Senhor Diretor do Colégio Brigadeiro Newton Braga Major-Brigadeiro Intendente R1 Mauro Fernando Costa Marra, Senhora Subdiretora de Logística da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, Brigadeiro Médica Ericka Rabello Galhardi, Senhor Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão Brigadeiro Médico Marcelo Sávio da Silva Martins, Senhor Major Brigadeiro Médico R1 José Luiz Ribeiro Miguel, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, Ex-Diretores do LAQFA, Graduado-Master da GUARNAE GL Suboficial SAD Sidney da Silva, Graduada-Master da GUARNAE RJ Suboficial SAD Daniele Cristine Leon Machado Mendes, além de autoridades civis, convidados e todo o efetivo do LAQFA.
Durante a cerimônia militar, o Coronel Farmacêutico Arilson Dias entregou uma lembrança aos eternos Ex-Diretores do LAQFA, profissionais visionários que dedicaram grande parte de suas carreiras a esta Instituição e afirmou: “Ao longo de mais de cinco décadas, o LAQFA têm protagonizado capítulos fundamentais na história da saúde pública e da soberania farmacêutica do Brasil. Relembrar os marcos históricos do LAQFA é reconhecer uma trajetória de conquistas que sustentam sua missão em prol da saúde nacional”.
Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a homenagem ao Capitão José Almeida Costa que na década de 1970, foi chamado para uma nova missão na FAB: contribuir com a implantação do LAQFA, sendo o pioneiro na criação do serviço de Farmácia Industrial da Aeronáutica, servindo com dedicação até sua passagem para a reserva, nos anos 1980. Representado por seus filhos, Célia e José Hiran de Almeida Costa, receberam das mãos do Diretor do LAQFA, Cel Farm Arilson Dias, uma lembrança em agradecimento à trajetória de dedicação, compromisso e profissionalismo.
Na ocasião, houve também, a imposição de Medalha Militar de Tempo de Serviço, instituída pelo Decreto nº 4.238 de 15 de novembro de 1901. A Medalha de Prata, com passador de prata, foi imposta à Suboficial QSS SLB Patrícia Rodrigues da Silva, em reconhecimento aos mais de 20 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira.
A cerimônia militar alusiva aos 54 anos de criação do LAQFA encerrou-se com o desfile da tropa, comandada pela Tenente-Coronel Marcela Jaqueline Braga de Paiva, em continência ao Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares e ao som do Hino do Serviço de Saúde da Aeronáutica, com letra e música do Capitão Médico Cézar Augusto da Silva Nascimento.
Após o desfile militar, a Comitiva do Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, conduzido pelo Diretor do LAQFA, visitou as obras da Fábrica 1 e o Centro de Manipulação Farmacêutica (CEMFAR). Em seguida, o Diretor deste laboratório convidou todos os presentes para o coquetel de confraternização ocorrido nestas dependências.
Reportagem: 1T QOCon MFO Jerusa Goi Barrios
Fotos: SO QSS BFT Alexandre Silva Pinto
DIA INTERNACIONAL DA MULHER NO LAQFA
No dia 10 de março de 2025, foi realizado no Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA), um evento em homenagem ao Dia internacional Da Mulher, reunindo colaboradoras, líderes e convidadas para uma manhã especial.
O Cel Farmacêutico Arilson Dias, diretor do LAQFA, abriu a homenagem parabenizando e agradecendo a todo o efetivo feminino pela dedicação e competência que atuam para ascensão deste laboratório. Aproveitando o momento, citou alguns marcos na história da mulher na Aeronáutica.
Em seguinte, foi oferecido, ao efetivo feminino, um workshop com dicas de maquiagem e Skin Care, aludindo a capacidade da mulher de se fazer representar, tanto pela competência como pela beleza, em qualquer ambiente que esteja.
O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para reconhecer a contribuição das mulheres no setor aéreo e militar. A participação feminina na FAB tem crescido ao longo dos anos, com mulheres desempenhando papéis essenciais como pilotos, mecânicas, controladoras de tráfego aéreo, engenheiras, médicas, entre outras funções. Atualmente ocupando vinte por cento do efetivo militar da Força Aérea Brasileira, essas mulheres se destacam tanto em funções administrativas como nas áreas técnico-operacionais. A data é uma oportunidade para homenagear a força, resiliência e competência das mulheres que fazem parte da Aeronáutica, além de incentivar mais mulheres a ingressarem nessa carreira.
Texto: SO Ana Gabriela - Comunicação Social do LAQFA / Fotos: 1T Barrios e SO Ana Gabriela - Comunicação Social do LAQFA
Visita de Autoridades da Área de Saúde das Forças Armadas fortalece integração com o LAQFA
No dia 17 de junho de 2025, o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) recebeu a visita de autoridades da área de saúde das Forças Armadas, em uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento da integração entre os laboratórios farmacêuticos militares.
Estiveram presentes o General de Divisão Marco Aurélio Nunes Pereira, o Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, o Contra-Almirante Médico Marcos Carvalho de Araújo Moreira, o Brigadeiro Médico Yoshibumi Kumeta, a Contra-Almirante Médica Cláudia Regina Amaral, a Brigadeiro Médica Carla Regina Marchon, além de outros oficiais que compuseram a comitiva interforças.
As autoridades foram recepcionadas pelo diretor do LAQFA, Coronel Farmacêutico Arilson Dias, que deu as boas-vindas e expressou a satisfação em apresentar as atividades estratégicas conduzidas pelo laboratório.
A programação teve início com uma apresentação institucional, na qual foram destacados os principais avanços das áreas operacionais do LAQFA. Na Divisão Industrial, ressaltou-se a modernização da unidade fabril de sólidos orais. Na Divisão de Logística, evidenciou-se a robusta estrutura de recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos e produtos para a saúde. Já no Centro de Manipulação Farmacêutica, foi enfatizada a produção interna de bolsas de quimioterapia para pacientes oncológicos, bem como a elaboração de formulações magistrais.
Outro ponto de destaque foi o andamento dos Projetos de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), com ênfase no medicamento darunavir, cuja transferência de tecnologia terá início em julho de 2025. Também foi abordada a relevância do LAQFA na produção de antídotos de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), com destaque para a entrega do medicamento iodeto de potássio 130 mg ao Ministério da Saúde e aos Agentes Respondedores (Marinha, Exército e Aeronáutica), realizada em maio de 2025.
Ao final da apresentação, o diretor do LAQFA ressaltou a importância da interoperacionalidade entre os laboratórios farmacêuticos militares, promovendo a cooperação e o alinhamento institucional em benefício da soberania e da saúde nacional.
A visita prosseguiu com uma caminhada técnica pelas instalações do laboratório, promovendo uma troca administrativa e científica produtiva entre os participantes.
A agenda representou um marco importante na consolidação dos laços entre os laboratórios militares, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento e a autonomia da área farmacêutica das Forças Armadas.
Dia do Especialista de Aeronáutica no LAQFA - 2025
Em 27 de março de 2025, foi realizado no LAQFA (Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica) um café da manhã em alusão ao Dia do Especialista de Aeronáutica.
Esse evento foi uma forma de homenagear, agradecer e reconhecer a valiosa contribuição dos especialistas para o desempenho do LAQFA, os quais se mostram profissionais essenciais para o sucesso das operações e funções dessa Organização Militar (OM). Sendo também uma oportunidade para confraternização, reforçando o espírito de união e valorização do trabalho realizado por eles.
Em seu discurso o Cel FARM Arilson Dias, diretor do LAQFA, parabenizou a sua equipe de especialista, dizendo:
"Disciplina, amor e coragem são os pilares que moldam os Especialistas de Aeronáutica, profissionais formados pela Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), que, há mais de 80 anos, sustentam com excelência as áreas técnicas, administrativas, operacionais e logísticas da Força Aérea Brasileira (FAB). No LAQFA, os especialistas se destacam como protagonistas da missão institucional: organizam processos, impulsionam a logística e atuam com rigor técnico na manipulação, controle e apoio à produção de medicamentos essenciais para a FAB e para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Vocês não apenas integram a engrenagem da nossa Organização Militar (OM), mas também a movimentam com lealdade, preparo e espírito de missão. Neste 25 de março, a Direção do LAQFA parabeniza e agradece a todos os seus oficiais, sargentos e praças especialistas pela entrega, lealdade e profissionalismo. Vocês são a alma técnica da nossa Força Aérea. Parabéns, Especialistas!"
Em oportuno, parabenizou o 2º Sargento SAD Lucas Gustavo Azevedo de Amorim pela concessão da Medalha Bartolomeu de Gusmão, cuja imposição ocorreu no dia 25 de março de 2025, durante a Solenidade Alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, no pátio da Base Aérea do Galeão.
Texto: SO Ana Gabriela - Comunicação Social do LAQFA / Fotos: 1T Barrios, SO Ana Gabriela e 2S Wesley - LAQFA
EDUCAÇÃO CONTINUADA – PALESTRA: “PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO”
No dia 22 de janeiro de 2025, foi ministrada pelo Capitão Farmacêutico Alexandre de Arruda Graeff, a palestra “Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo” com o objetivo de apresentar ao efetivo do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) o programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Ministério da Saúde, com foco nas atividades realizadas pelo LAQFA.
As PDP são parcerias entre instituições públicas e empresas privadas que, no caso dos medicamentos, envolvem a transferência da tecnologia de produção de uma empresa privada para um Laboratório Farmacêutico Público, e inclui a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) por uma Indústria Farmoquímica Nacional.
Os medicamentos selecionados para as PDP são aqueles considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), e durante a fase de transferência da tecnologia, o Ministério da Saúde (MS) adquire o medicamento dos parceiros para distribuição no SUS. Ao final da transferência, o Laboratório Farmacêutico Público estará apto a produzir e fornecer o medicamento estratégico para o SUS de forma independente, a um custo mais acessível e utilizando o IFA produzido no Brasil.
Dentre os objetivos dessas parcerias, podemos citar o estímulo do desenvolvimento da rede de produção pública no País e do seu papel estratégico para o SUS, a ampliação do acesso da população a produtos estratégicos, a sustentabilidade econômica, a diminuição da vulnerabilidade do SUS e a redução das dependências produtivas e tecnológicas.
As PDP são divididas em quatro fases. As duas primeiras fases envolvem a elaboração da proposta de projeto, as atividades de desenvolvimento do produto e a formalização do contrato entre os parceiros. A Fase III, onde é realizada a transferência da tecnologia e o fornecimento do medicamento, pode durar até dez anos, dependendo da complexidade tecnológica. Na Fase IV ocorre a verificação da internalização da tecnologia. As PDP vigentes do LAQFA são para os medicamentos Darunavir e Dolutegravir, ambos utilizados no tratamento da infecção causada pelo HIV em combinação com outros agentes antirretrovirais, e tem duração prevista de cinco anos para a Fase III. A PDP do Darunavir tem previsão de entrada na Fase III neste ano de 2025, e a PDP do Dolutegravir em 2026.
Além das duas PDP atualmente vigentes, o LAQFA submeteu oito novas propostas ao MS em 2024, e aguarda o resultado das avaliações. As propostas incluem cinco medicamentos indicados para o tratamento de câncer, um medicamento indicado para o HIV, um medicamento para doenças inflamatórias e um medicamento para sobrecarga de ferro no sangue.
Dada a importância das PDP para o SUS e para o fortalecimento dos Laboratórios Farmacêuticos Públicos, o avanço dos projetos faz parte das Diretrizes da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e do Comando Geral do Pessoal (COMGEP) para o LAQFA. A coordenação das atividades é realizada pela Subdivisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (SDPI) do LAQFA, chefiada pela Tenente-Coronel Farmacêutica Marcela Jaqueline Braga de Paiva, e a execução dos projetos conta com a participação de todos os setores do Laboratório.
O Cap Graeff finalizou a exposição com o pensamento de Opray Winfer: “Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem”, concluindo que o LAQFA vem preparando-se ao longo dos anos e, hoje, com a aprovação da proposta do Darunavir pelo MS, precisa estar pronto com todos os processos alinhados para iniciar o fornecimento do medicamento e receber os recursos que serão essenciais para o seu reposicionamento no cenário brasileiro como Laboratório produtor e estratégico para a produção nacional.
O Cel Arilson Dias, Diretor do LAQFA, parabenizou o Cap Graeff pela excelente palestra e endossou a importância de estar preparado para as oportunidades: “2024 foi um ano marcante para o LAQFA, com novas oportunidades surgindo e uma grande mudança - O LAQFA é reconhecido pelo COMGEP e faz parte de pautas de reuniões administrativas da DIRSA”, resultado do árduo trabalho de uma equipe comprometida com a missão.
Informações mais detalhadas sobre as PDP podem ser acessadas no site https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/pdp.
Redes Sociais