Apresentação de trabalho no Congresso GeriatRio 2024
Nos dias 03 a 05 de outubro de 2024 aconteceu o congresso GeriatRio na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.
O CGABEG e o LAQFA apresentaram em formato de pôster o trabalho: Novo creme dental e a segurança na higiene oral: uma alternativa na disfagia?
O objetivo da pesquisa foi avaliar a efetividade e a segurança do produto creme dental de baixa abrasividade sem lauril sulfato de sódio por idosos residentes no CGABEG.
O creme dental foi desenvolvido pela equipe do CEMFAR e foi distribuído ao CGABEG
O produto demonstrou excelente remoção do biofilme, facilidade na aplicação, aceitação pelo paciente e segurança de uso.
Para o próximo ano, o CEMFAR já planeja desenvolver novos produtos para a odontologia que poderão ser utilizados pelos residentes idosos do CGABEG, como saliva artificial e hidratante labial.
22º Reunião de Projetos de Interesse da Defesa em Ciência, Tecnologia e Inovação (REPID)
A 22º Reunião de Projetos de Interesse da Defesa (REPID) ocorreu de 01 À 03 de outubro de 2024, sediada pela Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, reunindo representantes de vários setores para discutir projetos essenciais à defesa nacional.
O evento serviu como fórum para avaliar e priorizar iniciativas que impactam a segurança do país, com foco na integração entre os setores, alinhamento de estratégias e promoção de inovação e tecnologia.
Um dos destaques foi a participação do Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica, que apresentou o projeto de desenvolvimento da solução oral de Iodeto de Potássio 65 mg. A formulação destina-se ao uso em bebês, crianças e adultos com problemas de deglutição.
A motivação deste projeto é de capacitar a produção nacional do medicamento, e de ampliar as estratégias para atender a população nos casos de acidentes nucleares com a emissão de iodo radioativo.
Dentre os inúmeros participantes, destacamos os Oficiais Generais da Aeronáutica: Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), que procedeu a abertura da reunião; e do Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Foram como representantes do LAQFA o Coronel QOFARM Arilson Dias, diretor do LAQFA, a Tenente-Coronel QOFARM Ana Cristina Batista da Silva Corveler e a 1º Tenente QOCON FARM Simone Oliveira Penello.
O Projeto do LAQFA, cujo o custo de desenvolvimento está apreciado em R$ 500.000,00, foi aprovado e entrou na carteira da REPID 2024.
Fonte: Cel Arilson Dias - Diretor/LAQFA e SO Ana Gabriela do Couto Soares - Comunicação Social/LAQFA
"DIA DO PEQUENO FARMACÊUTICO" NO LAQFA - EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO.
No dia 24 de setembro de 2024, o Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) promoveu o "Dia do Pequeno Farmacêutico", em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, realizado em 25 de setembro. Essa primeira edição do evento proporcionou aos militares do LAQFA a oportunidade de compartilhar com seus filhos e familiares um pouco de sua rotina de trabalho, criando uma memória afetiva.
As crianças participaram da Cerimônia Militar, que incluiu o Hasteamento do Pavilhão Nacional, o canto do Hino Nacional, homenagens aos militares recém-transferidos e aos Promovidos, além de um desfile ao som do Hino da Saúde da Aeronáutica. A Cerimônia foi conduzida pela Brigadeiro Médica Éricka Rabello Galhardi, Subdiretora de Logística da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, e pelo Coronel Farmacêutico Arilson Dias, Diretor do LAQFA.
Na solenidade, foram apresentados os militares recém-chegados: 3S QSCON TOB Diego Gonçalves Pereira, 3S QSCON TAD Maria Carolina Gonçalves Irineu de França e 3S QSCON TAD Natalha da Silva Fernandes. Eles foram saudados pela Brigadeiro Médica Éricka Rabello Galhardi e pelo Coronel Farmacêutico Arilson Dias, que lhes deram as boas-vindas e desejaram sucesso nas novas missões a eles atribuídos.
Também foram homenageados os militares promovidos em agosto: a Major Ana Cristina Batista da Silva Corveler, promovida a Tenente-Coronel; o Capitão André Luiz do Carmo Guanabens, promovido a Major; e a Segundo-Sargento SAD Tábata Pereira de Souza, promovida a Primeiro-Sargento. A Brigadeiro Éricka e o Coronel Arilson cumpriram os promovidos, desejando sucesso nas novas responsabilidades decorrentes das promoções.
Em seu discurso, o Coronel Arilson afirmou: “Hoje é um dia muito especial, marcado por reconhecimento, gratidão e celebração. Estamos aqui para prestar homenagem a uma das profissões mais essenciais para a saúde e o bem-estar da sociedade: a do Farmacêutico. Esse profissional atua em diversas áreas cruciais, como a Indústria Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Análises Clínicas e nos Hospitais de Campanha da Aeronáutica. Além disso, destacou o trabalho inspirador realizado no LAQFA, que vive um momento de renovação com a retomada da produção de medicamentos e a manipulação de quimioterápicos e fórmulas magistrais. Ressaltou ainda uma importante contribuição do LAQFA na área logística, evidenciando seu papel estratégico não apenas para a Aeronáutica, mas também para a saúde pública e o desenvolvimento do setor estratégico nacional.“
Em seguida, as crianças tiveram a oportunidade de explorar algumas áreas do LAQFA. A primeira parada foi na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), onde o Tenente Farmacêutico Douglas Abramoski Ribeiro, de forma lúdica, apresentou aos pequenos aprendizes o local de armazenamento dos medicamentos e insumos hospitalares.
Na segunda parada, as crianças visitaram a Unidade de Tratamento de Água (UTA), onde conheceram o processo de produção do Iodeto de Potássio 130 mg. Eles puderam acompanhar de perto todas as etapas da fabricação do comprimido, desde a pesagem das matérias-primas até a utilização do misturador em “V”, a compactação e, por fim, a embalagem do medicamento.
A última parada aconteceu no Centro de Estudos, onde a Major Farmacêutica Bruna Bozzola, junto com a equipe da Central de Manipulação Farmacêutica da Aeronáutica (CEMFAR), realizaram uma dinâmica sensorial. Durante essa atividade, os pequenos aspirantes farmacêuticos puderam vivenciar a fabricação de um creme hidratante, colocando literalmente "as mãos na massa". Eles tiveram a oportunidade de colorir seus cremes com diferentes corantes e sentir os aromas das essências usadas na formulação. A experiência foi tão empolgante que o pequeno Benjamin, filho da Tenente-Coronel Ana Cristina Batista da Silva Corveler, brincou: "O meu será escolhido pela L'Oréal”.
Para encerrar esse momento de integração entre as famílias e o ambiente de trabalho dos militares, as crianças foram convidadas a participar de um lanche e de muitas brincadeiras. No final, o destaque ficou por conta da diversão, como expressou a pequena Isabella Lopes Carvalho, filha do Capitão Farmacêutica Meryellen Lopes Basilio: "O que eu mais gostei foi de pular”.
O "Dia do Pequeno Farmacêutico" atingiu seu objetivo de aproximar as famílias dos militares ao ambiente de trabalho, proporcionando momentos de aprendizado, diversão e integração. As crianças vivenciaram experiências únicas, conhecendo o trabalho farmacêutico de forma lúdica, o que fortaleceu os laços familiares e institucionais. O evento não só valorizou a profissão, mas também criou memórias afetivas marcantes para os pequenos e seus familiares, fortalecendo a união entre a vida pessoal e profissional.
Fotos: 3S QSCON TAD Gisele Oliveira de Souza - GAP-GL e SO Ana Gabriela do Couto Soares - LAQFA
Fonte: Cap QOFARM Meryellen Lopes Basílio, - Comunicação Social/LAQFA
VISITA DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ E DO COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA AO LAQFA
Alunos da Universidade Estácio de Sá em 02 de setembro de 2024
Alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga em 03 de setembro de 2024
O Sr. Diretor do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA), Cel QOFARM Arilson Dias, no dia 02 de setembro de 2024, recebeu a visita de alunos e professores do curso de Graduação em Farmácia da Universidade Estácio de Sá e, no dia 03 de setembro de 2024, de alunos e professores do ensino Médio do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). Na ocasião, conheceram as instalações e as áreas em que o Farmacêutico desenvolve suas atividades na “Casa do Farmacêutico” da Força Aérea Brasileira, o LAQFA.
Os visitantes receberam a apresentação sobre os principais campos de atuação do Farmacêutico no LAQFA: Farmácia Industrial, Farmácia Hospitalar, Farmácia Oncológica e Farmácia Magistral. Uma das maiores dúvidas do jovem no Ensino Médio é decidir sua profissão para o futuro, e dos universitários da graduação de Farmácia a escolha dentre os diversos campos de atuação do farmacêutico. Com o objetivo de ajudar estes alunos, nossa equipe de Farmacêuticos Especialistas demonstrou não somente na teoria, mas também na prática, a rotina dessa Profissão. A visita foi organizada pela Major QOFARM Bruna Bozzola Cruz e sua equipe e percorreram as seguintes áreas: planta fabril de fabricação do Iodeto de Potássio (KI) 130mg (PROD), Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico (CQ), Centro de Abastecimento e Fornecimento (CAF) e Centro de Manipulação Farmacêutica (CEMFAR).
Essa foi mais uma oportunidade de jovens e aprendizes conhecerem a profissão farmacêutica!
VISITA DE PESQUISADORES DO IPEA AO LAQFA
No dia 02 de outubro de 2024, o Tenente-Coronel Farmacêutico Marcílio Xavier Furtado recebeu a equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA): Pedro Carvalho Miranda, Diretor Adjunto; Priscila Koeller Rodrigues Vieira, Analista de Planejamento e Orçamento; Tulio Chiarini de Faria, Analista em Ciência e Tecnologia; e Carolinne Thays Scopel, Consultora e Doutora em Saúde Pública. A visita teve como objetivo apresentar ao IPEA a estrutura e os serviços do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA), destacando as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
O TC Marcílio, assessorado por sua equipe de farmacêuticos, TC Marcela, Mj Bruna Bozzola, Mj Ana Paula, Mj André e Cap Graeff, realizou uma apresentação do LAQFA e abordou os seguintes pontos do roteiro: Missão e Visão, Estrutura, Organograma, Serviços e Atividades. Na oportunidade, A TC Marcela apresentou um histórico sobre as PDP deste Laboratório. Em seguida, procedeu-se a uma visita nas instalações, passando pelo Centro de Manipulação Farmacêutica, Unidade Fabril e Central de Abastecimento Farmacêutico.
Por fim, foi realizado o debriefing com a equipe de pesquisadores do IPEA que agradeceu a excelente reunião e a visita às instalações do LAQFA, demonstrando que as informações fornecidas foram fundamentais para a compreensão dos desafios e das perspectivas deste Laboratório, especialmente, no que tange à participação no programa das PDP, conduzido pelo Ministério da Saúde.
Fotos: SO Ana Gabriela do Couto Soares - LAQFA
Fonte: Cap QOFARM Meryellen Lopes Basílio - Comunicação Social/LAQFA
EDUCAÇÃO CONTINUADA – PALESTRA: “SETEMBRO AMARELO E O NOSSO PAPEL NA PREVENÇÃO”.
No dia 17 de setembro de 2024, foi ministrada pela Psicóloga Gláucia Oliveira, 1º Tenente da Reserva Não Remunerada da Força Aérea Brasileira, a palestra “Setembro Amarelo e o Nosso Papel na Prevenção”, alusiva ao dia 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A Sra. Gláucia Oliveira iniciou sua apresentação com uma dinâmica, perguntando ao efetivo do LAQFA sobre o que gostavam e o que não gostavam de fazer, como por exemplo, “Quem gosta de viajar? ”, “Quem não gosta de injustiça? ”, etc. A dinâmica teve como objetivo demonstrar que não sabemos os momentos de dificuldades que as pessoas vivenciam em suas vidas e como é importante estarmos atentos a mudanças de comportamentos. Em seguida, foi apresentado o vídeo “Quebrando o silêncio”, ratificando a bandeira da campanha “Setembro Amarelo” que “Falar, é sempre a melhor solução”, pois conscientiza a população sobre a prevenção ao suicídio.
Na ocasião, a palestrante apresentou situações para serem discutidas com a plateia sobre “Mitos e Fatos”. Dentre os casos demonstrados, como “Pessoas que ameaçam tirar a própria vida não querem de fato fazer isso”, o que tem de mito e de fato nesta afirmação, perguntou a Sra. Gláucia. Segundo a palestrante, “É fato que pessoas que falam sobre suicídio podem estar procurando ajuda ou apoio. Um significativo número de pessoas que pensam em se suicidar está em um momento de ansiedade, depressão e falta de esperança e, pode sentir que não existe outra opção”. Outra questão abordada foi: “A maioria dos suicídios acontece de repente, sem nenhum aviso prévio”. Conforme a palestrante “É fato que a maioria dos suicídios foram precedidos por um sinal de alerta, sejam comportamentais ou verbais. É importante entender que sinais são esses e procurá-los, embora, nem sempre esses sinais sejam claros”.
Por fim, a Sra. Gláucia Oliveira explicitou “O que não se deve fazer” quando trata-se do tema prevenção ao suicídio:
E o que se deve fazer: “Como posso ajudar? ”, além de:
De todo o conteúdo apresentado, fica claro o entendimento de que simples atitudes como estarmos atentos ao nosso próximo e dispostos a dialogar, podem Salvar Vidas! A Ten Cel Marcela Jaqueline Braga de Paiva encerrou a palestra parabenizando-a e ressaltou a importância de “Como um olhar diferenciado para as pessoas que convivem no nosso dia a dia pode fazer a diferença”.
Fotos: SO Ana Gabriela do Couto Soares - Comunicação Social/LAQFA
Fonte: Cap QOFARM Meryellen Lopes Basílio, - Comunicação Social/LAQFA
PARECER Nº 1/1440/2024
O Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica divulga a relação das propostas selecionadas para elaboração conjunta de projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) a serem apresentados ao Ministério da Saúde.
Redes Sociais