Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > EDUCAÇÃO CONTINUADA – PALESTRA: “SETEMBRO AMARELO E O NOSSO PAPEL NA PREVENÇÃO”.
Início do conteúdo da página

 

 

 

No dia 17 de setembro de 2024, foi ministrada pela Psicóloga Gláucia Oliveira, 1º Tenente da Reserva Não Remunerada da Força Aérea Brasileira, a palestra “Setembro Amarelo e o Nosso Papel na Prevenção”, alusiva ao dia 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A Sra. Gláucia Oliveira iniciou sua apresentação com uma dinâmica, perguntando ao efetivo do LAQFA sobre o que gostavam e o que não gostavam de fazer, como por exemplo, “Quem gosta de viajar? ”, “Quem não gosta de injustiça? ”, etc. A dinâmica teve como objetivo demonstrar que não sabemos os momentos de dificuldades que as pessoas vivenciam em suas vidas e como é importante estarmos atentos a mudanças de comportamentos. Em seguida, foi apresentado o vídeo “Quebrando o silêncio”, ratificando a bandeira da campanha “Setembro Amarelo” que “Falar, é sempre a melhor solução”, pois conscientiza a população sobre a prevenção ao suicídio.

 

 

Na ocasião, a palestrante apresentou situações para serem discutidas com a plateia sobre “Mitos e Fatos”. Dentre os casos demonstrados, como “Pessoas que ameaçam tirar a própria vida não querem de fato fazer isso”, o que tem de mito e de fato nesta afirmação, perguntou a Sra. Gláucia. Segundo a palestrante, “É fato que pessoas que falam sobre suicídio podem estar procurando ajuda ou apoio. Um significativo número de pessoas que pensam em se suicidar está em um momento de ansiedade, depressão e falta de esperança e, pode sentir que não existe outra opção”. Outra questão abordada foi: “A maioria dos suicídios acontece de repente, sem nenhum aviso prévio”. Conforme a palestrante “É fato que a maioria dos suicídios foram precedidos por um sinal de alerta, sejam comportamentais ou verbais. É importante entender que sinais são esses e procurá-los, embora, nem sempre esses sinais sejam claros”.

Por fim, a Sra. Gláucia Oliveira explicitou “O que não se deve fazer” quando trata-se do tema prevenção ao suicídio:

 

 

E o que se deve fazer: “Como posso ajudar? ”, além de:

 

 

De todo o conteúdo apresentado, fica claro o entendimento de que simples atitudes como estarmos atentos ao nosso próximo e dispostos a dialogar, podem Salvar Vidas! A Ten Cel Marcela Jaqueline Braga de Paiva encerrou a palestra parabenizando-a e ressaltou a importância de “Como um olhar diferenciado para as pessoas que convivem no nosso dia a dia pode fazer a diferença”.

Fotos: SO Ana Gabriela do Couto Soares - Comunicação Social/LAQFA

Fonte: Cap QOFARM Meryellen Lopes Basílio, - Comunicação Social/LAQFA

Fim do conteúdo da página