No dia 17 de setembro de 2024, foi ministrada pela Psicóloga Gláucia Oliveira, 1º Tenente da Reserva Não Remunerada da Força Aérea Brasileira, a palestra “Setembro Amarelo e o Nosso Papel na Prevenção”, alusiva ao dia 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A Sra. Gláucia Oliveira iniciou sua apresentação com uma dinâmica, perguntando ao efetivo do LAQFA sobre o que gostavam e o que não gostavam de fazer, como por exemplo, “Quem gosta de viajar? ”, “Quem não gosta de injustiça? ”, etc. A dinâmica teve como objetivo demonstrar que não sabemos os momentos de dificuldades que as pessoas vivenciam em suas vidas e como é importante estarmos atentos a mudanças de comportamentos. Em seguida, foi apresentado o vídeo “Quebrando o silêncio”, ratificando a bandeira da campanha “Setembro Amarelo” que “Falar, é sempre a melhor solução”, pois conscientiza a população sobre a prevenção ao suicídio.
Na ocasião, a palestrante apresentou situações para serem discutidas com a plateia sobre “Mitos e Fatos”. Dentre os casos demonstrados, como “Pessoas que ameaçam tirar a própria vida não querem de fato fazer isso”, o que tem de mito e de fato nesta afirmação, perguntou a Sra. Gláucia. Segundo a palestrante, “É fato que pessoas que falam sobre suicídio podem estar procurando ajuda ou apoio. Um significativo número de pessoas que pensam em se suicidar está em um momento de ansiedade, depressão e falta de esperança e, pode sentir que não existe outra opção”. Outra questão abordada foi: “A maioria dos suicídios acontece de repente, sem nenhum aviso prévio”. Conforme a palestrante “É fato que a maioria dos suicídios foram precedidos por um sinal de alerta, sejam comportamentais ou verbais. É importante entender que sinais são esses e procurá-los, embora, nem sempre esses sinais sejam claros”.
Por fim, a Sra. Gláucia Oliveira explicitou “O que não se deve fazer” quando trata-se do tema prevenção ao suicídio:
E o que se deve fazer: “Como posso ajudar? ”, além de:
De todo o conteúdo apresentado, fica claro o entendimento de que simples atitudes como estarmos atentos ao nosso próximo e dispostos a dialogar, podem Salvar Vidas! A Ten Cel Marcela Jaqueline Braga de Paiva encerrou a palestra parabenizando-a e ressaltou a importância de “Como um olhar diferenciado para as pessoas que convivem no nosso dia a dia pode fazer a diferença”.
Fotos: SO Ana Gabriela do Couto Soares - Comunicação Social/LAQFA
Fonte: Cap QOFARM Meryellen Lopes Basílio, - Comunicação Social/LAQFA
Redes Sociais