No dia 08 de abril de 2024, o Diretor do LAQFA, o Cel Farmacêutico Arilson Dias recebeu os representantes do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos – Jorge Souza Mendonça, Diretor e Rodrigo Fonseca, Vice-diretor da Gestão da Qualidade. O encontro teve como objetivo a apresentação da estrutura do parque fabril do laboratório com vistas ao estabelecimento de futuras parcerias entre as instituições.
O Cel Arilson Dias presidiu a abertura do evento apresentando o LAQFA que tem como missão desenvolver, produzir e distribuir produtos e serviços farmacêuticos ao Comando da Aeronáutica e ao Sistema Público de Saúde. Destacou ainda que o Laboratório possui em seu DNA a questão da inovação e o histórico de produção que permeiam a sua história desde a sua criação em 1971, citando alguns marcos como a produção de medicamentos para a CEME na época do INAMPS em 1972; a produção da insulina durante o desabastecimento nacional do medicamento em 1977 e; o registro do medicamento iodeto de potássio de 130 mg em 2000. Na atualidade, o LAQFA encontra-se pronto para atender a demanda do Ministério da Saúde na produção do medicamento iodeto de potássio, produto utilizado para a proteção específica frente aos riscos de acidentes nucleares e exposição à radiação ionizante.
O Ten Cel Farmacêutico Marcílio apresentou a Unidade 1 do Parque Fabril demonstrando a planta de setorização em área de produção para cosméticos, líquidos, sólidos e áreas comuns e; pontuou os esforços que têm sido empregados para a modernização da estrutura com o envio de projetos ao Ministério da Saúde pelo Ministério da Defesa. O Cap Farmacêutico André apresentou a Unidade Fabril 2 estruturada em três módulos: o primeiro pensado para a fabricação de sólidos-orais; o segundo para injetáveis e; o terceiro, onde funciona o Centro de Manipulações Farmacêuticas (CEMFAR), que tem como função a manipulação de medicamentos e formulações farmacêuticas magistrais/oficinais não estéreis, bem como a manipulação de quimioterápicos.
A Ten Cel Farmacêutica Marcela apresentou o portfólio e os projetos e atividades do LAQFA. Destacou as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), como a PDP do Darunavir, firmada entre o LAQFA e o Ministério da Saúde em 2017, que tem como objetivo a transferência da tecnologia para o laboratório farmoquímico e o fornecimento ao SUS e; a PDP do Dolutegravir, que está em desenvolvimento pela Cristália e aguardando a expiração patentária. Destacou ainda, o estudo clínico do Curativo Biotecnológico para a Cicatrização de Feridas conduzido pelo LAQFA, HFAG, HC/UFPE e POLISA com os pacientes do ambulatório de Cirurgia Vascular do HFAG.
Na oportunidade, a equipe de Farmanguinhos também visitou as instalações do parque fabril do LAQFA e por fim, foi realizado o debriefing com a equipe de gestão com a perspectiva de estabelecer futuras parcerias entre as instituições.
Redes Sociais