No dia 21 de março de 2024, o Diretor do LAQFA, o Cel Farmacêutico Arilson Dias recebeu os representantes da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA): Cel QOAV R1 Luis Renato Horta de Castro, Chefe da Seção de Portfólio de Tecnologia e o Ten Cel QOAV Breno Ricardo de Araújo Leite, Adjunto da CGI; na primeira Visita de Assistência Técnica (VAT) da CGI/DCTA ao Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA).
O Cel Arilson Dias presidiu abertura do evento e apresentou um breve histórico do LAQFA, onde destacou a ligação do laboratório à inovação desde 1972 com a produção da insulina, importante marco no desabastecimento nacional do medicamento. Destacou ainda, a importância do LAQFA no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de agentes de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) como o iodeto de potássio de 130 mg, produto inovador na América Latina para a proteção específica frente aos riscos de acidentes nucleares e exposição à radiação ionizante.
O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido na CGI e conhecer sobre as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Instituição Científica e Tecnológica (ICT), como também o esclarecimento de dúvidas ao núcleo da Subdivisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (SDPI). O LAQFA foi definido como ICT em 2016 pela Portaria nº 230/DNO e desde então é elo do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) sob a coordenação do DCTA.
O Ten Cel QOAV Breno Ricardo de Araújo Leite fez uma apresentação geral da VAT cujo objetivo foi conhecer o conceito de inovação utilizado pelas ICT da Força Aérea Brasileira, o SINAER e a CGI. Também apresentou temas como as Fundações de Apoio (FA) e como podem contribuir na missão da ICT; Atuação do Grupo de Apoio (GAP) e da Assessoria Jurídica (AJUR) em projetos de Ciência e Tecnologia e Inovação (CT&I); Projetos de CT&I onde apresentou os fundamentos para propor projetos de interesse da ICT e; por último, falou sobre os aspectos gerais sobre a Prestação de Serviço Técnico Especializado e a Celebração de Parcerias.
Em seguida, o Cap QOFAR IND Alexandre de Arruda Graeff apresentou a estrutura e atividades de inovação do LAQFA. O Cap Graeff destacou as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), como a PDP do Darunavir, medicamento antirretroviral inibidor de protease, que atua como alternativa ao dolutegravir no tratamento de primeira linha à pessoas com HIV, firmada entre o LAQFA e o Ministério da Saúde em 2017, que tem como objetivo a transferência da tecnologia para laboratório farmoquímico e o fornecimento ao SUS e; a PDP do Dolutegravir, medicamento antirretroviral inibidor da integrase, usado no tratamento da infecção pelo HIV, que está em desenvolvimento pela Cristália e aguardando a expiração patentária. Destacou ainda, o estudo clínico do Curativo Biotecnológico para a Cicatrização de Feridas conduzido pelo LAQFA, HFAG, HC/UFPE e POLISA com os pacientes do ambulatório de Cirurgia Vascular do HFAG e por último; falou sobre o desenvolvimento e produção de produtos DQBRN nos cuidados às vítimas de incidentes QBRN que envolvem a disponibilidade de antídotos e outros produtos específicos.
O LAQFA como ICT busca a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias farmacêutica de interesse estratégico no COMAER e a VAT trouxe uma oportunidade de conhecimento entre a CGI e o LAQFA, proporcionado a troca de experiências e esclarecendo dúvidas sobre todo o processo de inovação.
Redes Sociais