A ESCOLHA DE UMA DATA PARA A COMEMORAÇÃO DO DIA DO FARMACÊUTICO FOI MARCADA POR DESENCONTROS E VÁRIAS PROPOSTAS. A IDÉIA DA CRIAÇÃO DE UM “DIA” PARTIU DO FARMACÊUTICO OTO SERPA GRANDADO, E FOI COLOCADA EM DISCUSSÃO, PELA PRIMEIRA VEZ, NO DIA 7 DE JANEIRO DE 1941 QUANDO ELE PARTICIPAVA DE UMA REUNIÃO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS (ABF) E FEZ O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: “TODAS AS PROFISSÕES TEM O SEU DIA, DATA ESPECIAL PARA COMEMORAR O IDEAL ABRAÇADO. POR QUE NÃO TEMOS O NOSSO “DIA”? “ DESTE QUESTIONAMENTO SURGIU A PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DO “DIA DO FARMACÊUTICO”.
NO DIA 20 DE JANEIRO É COMEMORADO O DIA DO FARMACÊUTICO. A DATA FOI ESCOLHIDA EM FUNÇÃO DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS (ABF), EM 20 DE JANEIRO DE 1916. NA ÉPOCA, ERA A MAIOR INSTITUIÇÃO REPRESENTATIVA DA CATEGORIA, NO PAÍS.
CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE UNIFICAR A COMEMORAÇÃO DO DIA DO FARMACÊUTICO E POR ENSEJAR MAIOR VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO, O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, POR MEIO DA RESOLUÇÃO Nº 460, DE 23 DE MARÇO DE 2007, RECONHECEU O DIA 20 DE JANEIRO COMO O DIA DO FARMACÊUTICO.
NA BUSCA PELA VALORIZAÇÃO E ESTÍMULO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO, A PARA QUE O DIA 20 DE JANEIRO SEJA MARCADO PELO RECONHECIMENTO DAQUELES QUE LUTAM EM PROL A FARMÁCIA, FOI CRIADA PELO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, POR MEIO DA RESOLUÇÃO Nº 323, DE 16 DE JANEIRO DE 1998, A COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO QUE VISA DISTINGUIR FARMACÊUTICOS E AUTORIDADES PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À PROFISSÃO. A ENTREGA DA COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO É REALIZADA DURANTE AS COMEMORAÇÕES DO DIA DO FARMACÊUTICO.
O DIRETOR DO LAQFA PARABENIZA A TODOS OS FARMACÊUTICOS PELO SEU DIA
Redes Sociais