Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CAMPANHA SETEMBRO AMARELO - ENLACE A VIDA
Início do conteúdo da página

            O Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), está realizando a Campanha “Setembro Amarelo - Enlace a Vida”, que tem como objetivo conscientizar o efetivo, dependentes e civis no âmbito do COMAER, a respeito da problemática do suicídio.

          De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio no mundo. O Brasil é o oitavo país em número de suicídios, registrando em média 11 mil casos por ano, o que significa cerca de 31 mortes por dia. Essas estatísticas são importantes para retratar um cenário preocupante, um problema de saúde pública.

            O suicídio é um fenômeno que não possui uma única causa para sua ocorrência, tendo um conjunto de fatores que podem contribuir para sua incidência, tais como fatores biológicos, psicológicos, ambientais, sociais e culturais.

           Na maioria dos casos em que há o suicido ou a tentativa, o indivíduo não quer morrer, ele quer se livrar da angústia e do sofrimento que o acometem e que tornam sua vida insuportável, resultando em sentimentos de desespero e desesperança.

         O acolhimento e a escuta preocupada podem ajudar a pessoa que está enfrentando sofrimento psíquico intenso. Saber como agir no momento de uma crise e os comportamentos a serem adotados é fundamental.

            E com o objetivo de alertar sobre essa temática, o mês de setembro é o mês que marca mundialmente ações de conscientização e prevenção ao suicídio, sendo o dia 10 escolhido pela OMS como o “Dia Mundial da Prevenção do Suicídio”.

            Além disso, a Divisão de Prevenção Psicológica do IPA irá ministrar palestras presenciais, durante este mês, em diversas Organizações Militares (COMGEP, INCAER, UNIFA, JJAER, PAMA-GL, EAOAR etc.) e, também, palestras on-line, com o objetivo de conscientizar os efetivos das Organizações a respeito do suicídio, para que saibam identificar possíveis sinais de alertas e consigam buscar ajuda para si mesmos, colegas e familiares.

            Nesse sentido, solicitamos a ajuda de todos para divulgação do material, e se possível, a divulgação nos sítios eletrônicos, a fim de que se tenha o maior alcance possível.

 

Fonte: Divisão de Prevenção Psicológica (DPREP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      

  

             

 

Fim do conteúdo da página