Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > IPA MINISTRA CURSO DE PRIMEIROS CUIDADOS PSICOLÓGICOS EM ACIDENTES, EMERGÊNCIAS E DESASTRES
Início do conteúdo da página

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Instituto de Psicologia da Aeronáutica realizou 1ª edição do Curso de Primeiros Cuidados Psicológicos em Acidentes, Emergências e Desastres (PCP), uma iniciativa do Comando-Geral do Pessoal, que contou com a parceria da Diretoria de Administração do Pessoal e da Diretoria de Saúde da Aeronáutica.

 

 

 

     O curso foi concebido com o intuito de preparar militares e servidores civis para lidarem com o impacto emocional em situações críticas, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para oferecer apoio psicológico imediato a vítimas de acidentes, emergências e desastres. Outro aspecto fundamental do curso foi a ênfase no autocuidado, que incutiu nos profissionais a importância de preservar a própria saúde mental após as intervenções em crises, o que os ajudará a aumentar a resiliência e a disponibilidade para a continuação na missão.

      Os instrutores, que compunham as áreas de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e Busca e Salvamento, compartilharam conhecimentos teóricos e aplicações práticas, os quais poderão fazer a diferença entre a recuperação da vítima e o agravamento de traumas psicológicos.

      Após as aulas expositivas, foram promovidos debates construtivos, que proporcionaram o esclarecimento de dúvidas e a interação entre alunos de diversas áreas de atuação e palestrantes.

     

      “Esse Curso reflete o compromisso com a proteção integral de todos os envolvidos em situações de risco, abrangendo não só a segurança física, mas também o bem-estar emocional. Enfatizamos, assim, a importância da prontidão e da resiliência, para além das tradicionais habilidades físicas e táticas”, ressaltou a Cap PSC Rovella, Vice-Diretora do IPA.

      Ao todo, 191 profissionais, entre militares e servidores civis do  Comando da Aeronáutica, do Exército e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro foram capacitados.

       

Fonte: Divisão de Psicologia Operacional Aplicada (DPOA)

 

Fim do conteúdo da página