Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Espalhe Sorrisos, Cuide da Mente!
Início do conteúdo da página

ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR:

 

 

        A palavra “alegria” vem do latim alecris, que significa animado, vivaz, alegre, jovial ou risonho. Deste modo, o estado de alegria representa uma sensação boa, repleta de satisfação, plenitude e confiança. A alegria está relacionada ao bem estar e à felicidade e manifesta-se em situações de conquistas, reconhecimentos, realizações e comemorações. Ao mesmo tempo, inspira as atitudes, comportamentos e a saúde do indivíduo como um todo.

       Para a Psicologia, a alegria é uma das nossas emoções básicas, sendo uma reação química do nosso corpo, liberada por meio da endorfina, o hormônio da felicidade. Ou seja, a alegria é capaz de modificar o nosso estado de humor, nos deixando com aquela sensação de plenitude, leveza e determinação. Quando nos sentimos alegres, nos sentimos vivos e passamos a agir com positividade. Dessa forma, a alegria nos proporciona alguns benefícios práticos: promove o bem estar e reduz o estresse, melhora a produtividade e as relações sociais, aumenta a longevidade e estimula o planejamento da vida.

       A autenticidade da alegria deve retratar a harmonia entre as emoções internas e as expressões externas. Situações em que a alegria é forçada ou não alinhada com os verdadeiros sentimentos podem indicar que algo dentro de nós precisa ser revisto e ressignificado. Cada indivíduo tem suas próprias formas de expressar alegria: alguns de forma mais efusiva, outros de maneira mais tranquila, silenciosa. Veja abaixo alguns exemplos do que seria alegria de verdade e do que não seria alegria:

 

      

       Lembramos que manter um equilíbrio entre as emoções e respeitar os próprios limites são fatores de proteção valiosos para nossa saúde mental. Nem sempre estaremos alegres e não há problema algum nisso. É importante reconhecermos nossas emoções e darmos espaço para nossa sensibilidade e vulnerabilidade. Se você anda meio triste e esse sentimento tem surgido com uma certa frequência, não espere que seu corpo libere endorfina, aproveite esse momento para refletir sobre os seus sentimentos, compreender as suas necessidades e buscar apoio.

Fim do conteúdo da página