Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Organogramas > Uncategorised > Divisão de Psicologia Operacional Aplicada
Início do conteúdo da página

A Divisão de Psicologia Operacional Aplicada (DPOA) tem um histórico de quase trinta anos no IPA. Seus objetivos se alinham à missão do Instituto na medida em que atua pelo fortalecimento da área de Psicologia de Aviação, alavancando projetos relacionados à atuação do psicólogo em apoio às unidades operacionais da FAB.

O início da DPOA, ainda como Divisão de Segurança de Voo (DISEV), está atrelado à história da Psicologia no âmbito da Segurança de Voo no Brasil. Sua missão originou-se na área de Fatores Humanos, a partir da primeira pesquisa brasileira sobre a influência do aspecto psicológico nas ocorrências aeronáuticas na aviação civil e militar, em meados da década de 1990. Dentre suas inúmeras atribuições, tinha como destaque os projetos voltados para a área de prevenção e Segurança de Voo, como o desenvolvimento de equipes de tripulantes, de levantamento/diagnóstico de estressores e as vistorias de Segurança de Voo. Posteriormente, de acordo com a abrangência e o enfoque teórico-metodológico dos trabalhos realizados, a DISEV transformou-se em Divisão de Segurança do Trabalho (DISET), vislumbrando ampla atuação da Psicologia nos processos organizacionais que envolvem a segurança do trabalho, trazendo à cena contribuições da Ergonomia e da Psicodinâmica do Trabalho. No ano de 2017, a Divisão passou por uma reconfiguração interna, promovendo uma ampla atualização de seus processos, sendo finalmente renomeada como Divisão de Psicologia Operacional Aplicada.

Com vistas ao fortalecimento da segurança operacional, à promoção da saúde e à melhoria do desempenho humano nas organizações, a DPOA desenvolve atualmente trabalhos de Levantamento de Perfil Organizacional em diversas Alas, Unidades Aéreas e mais especificamente nos Grupamentos Logísticos, avaliando condições de trabalho e promovendo assessoria aos Comandantes no enlace da relação Homem-Trabaho-Organização. Por meio de parcerias com Universidades de Psicologia, como o Laboratório de Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina, a DPOA segue seu objetivo de tornar-se referência no aprimoramento técnico e acadêmico para exercer de forma ética e competente a gestão e a supervisão técnica da atuação de psicólogos do SISPA em contextos organizacionais. Outra atuação de grande relevância é por meio do Plano de Suporte Psicológico (PSP) em Emergências, Acidentes e Desastres, pelo qual se exprime a responsabilidade e o compromisso com o bem estar físico e mental dos recursos humanos no ambiente de trabalho, com vistas ao restabelecimento da operacionalidade e a prevenção de adoecimento.

 

Fim do conteúdo da página