A Divisão de Seleção (DISEL), uma das cinco divisões que atualmente compõem o corpo técnico do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), incumbe, dentre outras atividades, planejar, coordenar, supervisionar, normatizar e executar as atividades relacionadas a Avaliações Psicológicas dos diversos processos seletivos no âmbito do COMAER. Além dos exames realizados em sede, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, a DISEL gerencia todo o processo a ser executado pelos elos do Sistema de Psicologia da Aeronáutica (SISPA) nas demais regiões do país.
A Avaliação Psicológica dentro do escopo da FAB possui diferentes modalidades, sendo uma delas o Exame de Aptidão Psicológica (EAP). Essa etapa, contida nas Instruções Específicas dos Exames de Admissão/Seleção (IE EA/S) da Força Aérea, tem por objetivo analisar aspectos de personalidade, interesse e aptidão, de acordo com um perfil profissiográfico e padrão seletivo previamente estudados para cada cargo. Dessa forma, os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação utilizados são exclusivos para cada processo seletivo.
A DISEL participa de EA/S junto a todas as Escolas de Formação da Força Aérea, totalizando anualmente cerca de quinze certames distintos, o que resulta em uma quantidade aproximada de quatro mil candidatos para realizarem EAP, em âmbito nacional.
A DISEL, portanto, cuja criação se confunde com a do próprio IPA, é fruto de um esforço contínuo para uma seleção de pessoal justa e coerente, primando sempre pela objetividade de suas ações e contribuindo para o crescimento da Força Aérea.
Redes Sociais