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GUIA DE ORIENTAÇÃO AO USUÁRIO

GRUPO DE SAÚDE DE LAGOA SANTA

PREZADO USUÁRIO

O Grupo de Saúde de Lagoa Santa agradece por nos confiar os cuidados com a sua saúde ou de alguém muito importante para você. Visando seu bem estar, qualidade e satisfação, registramos neste Guia de Orientação ao Usuário as normas de funcionamento e informações úteis para que sua estadia seja a mais tranquila possível. Em respeito aos nossos usuários, o Grupo de Saúde trabalha com a confidencialidade dos nossos registros de atendimentos.

É obrigatório que o paciente esteja de posse de documento de identidade com foto, ou certidão de nascimento para os menores de idade, durante todo o período da internação.

TRAJES PERMITIDOS EM AMBIENTE HOSPITALAR

É proibida a entrada e permanência de pacientes e acompanhantes trajando camisetas sem manga, regatas, bermuda, short, vestido e saia acima do joelho, decotes e chinelo. EXCETO EM CASOS DE EMERGÊNCIA.

USO DE TELEVISÃO

 1. Dirija-se ao Posto de Enfermagem da Internação e solicite o controle remoto. Será solicitado o preenchimento de uma cautela.

2. Após a alta, desligue o televisor e devolva o controle no Posto de Enfermagem da Internação.

3. Nos horários de visita médica e de enfermagem, favor manter o aparelho desligado. Em caso de enfermaria, respeitar o outro paciente quanto ao horário de uso e ao volume de som.

ACHADOS E PERDIDOS

Para sua segurança e conforto os achados e perdidos ficarão armazenados no Setor de Internação somente por 60 (sexta) dias.

BENS E VALORES

O Grupo de Saúde não se responsabiliza por objetos e bens de valores. Traga somente os objetos indispensáveis à permanência do paciente e acompanhante.

USO DE CELULARES

É proibido fotografar ou fazer filmagens dentro do ambiente hospitalar. Use o celular com responsabilidade. Utilizar imagens sem autorização da pessoa é considerado crime.

VISITAS E ACOMPANHANTES

Visando a segurança de todos, o acesso ao andar de Internação ocorre mediante identificação ao Soldado da Portaria da Emergência.

* Apartamentos: é permitida a permanência de 01 (um) acompanhante em período integral e 01 (um) visitante por vez durante o horário de visita.

* Enfermarias: é permitida a permanência de 01 (um) acompanhante em período integral, para pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos e parturientes.

Pacientes internados menores de 18 anos e maiores de 60 anos devem ser acompanhados em tempo integral.

É permitido a troca de acompanhantes (com exceção dos pacientes com diagnóstico de COVID).

Todo acompanhante deverá ter 18 anos de idade ou mais;

Não será permitida a presença de acompanhante que esteja causando transtornos à ordem no Setor ou atrapalhando a assistência ao paciente, podendo o Médico de Dia solicitar a retirada dessa pessoa do S etor;

Não serão permitidos visitantes com menos de 12 (doze) anos.

É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA DURANTE TODA A PERMANÊNCIA NO GRUPO DE SAÚDE

HORÁRIO DE VISITAS

Devido a pandemia de COVID, será permitida visita aos pacientes internados todos os dias no período compreendido entre 13h30min às 15h30min. Permitido uma pessoa, por paciente, por dia, sendo restrito a 15 minutos de visitação. Horários excepcionais deverão ter autorização do Médico de Dia ou Enfermeiro de Dia (com exceção dos pacientes com diagnóstico de COVID).

Durante o horário de visitas é permitida a presença de um visitante por vez.

Visitas são permitidas apenas para o paciente informado na portaria (PROIBIDO visitar outros pacientes);

O Grupo de Saúde de Lagoa Santa NÃO fornece

informações dos seus pacientes por telefone.

ALIMENTAÇÃO

As refeições dos pacientes são servidas de acordo com as prescrições médicas. Alguns pacientes necessitam de dietas especiais com restrição de alguns alimentos e condimentos. Não é permitido oferecer ao paciente dieta diferente da prescrita e enviada pela Subseção de Nutrição.

Café da Manhã: 07:30h as 08:00h

Almoço: 11:30h as 12:00h

Lanche da tarde: 15:00h as 15:30h

Jantar: 17:30h as 18:00h

Ceia: 17:30h as 18:45h

ALIMENTAÇÃO DO ACOMPANHANTE

As refeições do acompanhante são devidamente identificadas e serão oferecidas juntamente com as refeições do paciente, tendo direito as seguintes refeições: Café da Manhã - Almoço - Jantar. As refeições devem ser realizadas dentro do quarto.

SERVIÇO DE HOTELARIA

A roupa de cama dos pacientes é trocada diariamente ou quando necessário. Roupas como pijamas e camisolas são disponibilizadas para pacientes acamados e dependentes de cuidados, conforme análise da equipe de enfermagem.

Todas as dependências do Grupo de Saúde passam por higienização diária. Caso seja necessário, o serviço de limpeza pode ser acionado no Posto de Enfermagem para atendimentos não programados. A limpeza do quarto será realizada na presença do paciente ou acompanhante.

Em caso de problemas referentes ao quarto ou necessidade de conserto/manutenção entre em contato no Posto de Enfermagem da Internação.

TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA INSTITUIÇÃO

Quando o paciente necessitar ser transferido para outra instituição, o quarto em que ele estava deve ser desocupado assim que ele for transferido. Caso isso não ocorra poderá acarretar em cobrança de diária.

ALTA HOSPITALAR

Este processo é iniciado a partir da alta médica fornecida por escrito pelo médico assistente e finalizado após a liberação pela equipe de enfermagem, quando são concluídos os procedimentos técnicos e administrativos. O paciente deverá aguardar o processo em sua acomodação. A permanência no apartamento ou enfermaria após a liberação da enfermagem poderá acarretar em cobrança de diária. Após a alta, o paciente só poderá deixar o hospital com a presença de acompanhante.

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

A Capelaria da Guarnição oferece assistência religiosa, tanto para pacientes internados quanto para os acompanhantes. O paciente e/ou familiares que necessitarem de assistência especial (oração, comunhão, etc) podem solicitar à equipe de enfermagem para que entrem em contato com o Capelão.

SERVIÇO SOCIAL

O Núcleo de Assistência Social da Guarnição realiza atendimento e acompanhamento aos pacientes e familiares. O paciente e/ou familiares, que necessitem desse serviço, podem comunicar ao médico assistente para que seja avaliada a necessidade da abordagem do serviço de Assistência Social.

OUVIDORIA

Serviço de Ouvidoria do Grupo de Saúde de Lagoa Santa tem como objetivo integrar e estreitar a relação com o usuário, sendo responsável pelo registro de dúvidas, sugestões, críticas e elogios. Sua opinião é fundamental para a melhoria dos nossos processos e atendimento. Telefone: 21129654; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente.

DIREITOS DO PACIENTE

1. Decidir livremente sobre a sua pessoa ou o seu bem estar;

2.A informações claras, simples e compreensivas, adaptadas à sua condição cultural, sobre as ações diagnósticas e terapêuticas, o que pode decorrer delas, a duração do tratamento, a localização de sua patologia, se existe necessidade de anestesia, qual o instrumento a ser utilizado e quais regiões do seu corpo serão afetadas pelos procedimentos;

3. Ser respeitado;

4. Estar informado pessoalmente ou através de seu representante legal sobre seu diagnóstico ou prognóstico;

5. Consentir, após a informação detalhada, com cada uma das etapas do seu tratamento;

6. Ter seu prontuário médico elaborado de forma legível;

7. Receber laudos médicos quando solicitar;

8. Obter seu diagnóstico e tratamento por escrito, identificado como o nome do profissional de saúde e seu registro no respectivo conselho profissional, de forma clara e legível;

9. Ter o seu segredo médico mantido;

10. Expressar sua insatisfação, queixas e preocupações, através do serviço de Ouvidoria, e receber informações, orientações e esclarecimentos.

DEVERES DO ACOMPANHANTE

* Falar baixo e não fazer barulho;

* Respeitar os horários de visita;

* Não assentar na cama do paciente;

* Para proteger os pacientes e visitantes, lavar as mãos com água e sabão ao chegar e ao deixar o hospital;

* Sempre que possível, evitar visitar o paciente se estiver com doença infectocontagiosa;

* Colaborar com a limpeza do Grupo de Saúde utilizando os cestos de lixo;

PROIBIDO

* Não é permitida a entrada com flores naturais e/ou artificiais nas Unidades de Internação;

* Não manipular os equipamentos e materiais usados pelo paciente (sonda, medicação, bomba de infusão, etc);

* É terminantemente proibido portar armas no Setor, devendo o Médico de Dia e o Oficial de Dia serem informados do fato. Exceto escolta de presos.

É expressamente proibido fumar nas dependências do Grupo de Saúde

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