GRUPAMENTO DE APOIO DE LAGOA SANTA (GAP-LS)
HISTÓRICO
As constantes transformações ocorridas na economia mundial nas últimas décadas levou os gestores públicos e privados a envidar esforços no sentido de racionalizar e simplificar processos, a promover ajustes nas arquiteturas funcionais de suas organizações, visando aumentar a eficiência administrativa.
Racionalização significa “melhor utilização dos recursos”. Racionalizar é adequar mais facilmente os processos às rotinas de trabalho, a fim de alcançar maior agilidade, produtividade e consequentemente menor custo.
O Comando da Aeronáutica, ao multiplicar as suas atribuições, necessitou adequar suas capacidades operacionais e logísticas ao cenário atual. Com isso, adotou procedimentos, reavaliou ações, buscou novas formas de gestão, a fim de melhorar o desempenho, maximizar resultados e atingir com êxito as missões institucionais.
Nessa esteira, foi criado o Núcleo do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (NuGAP-LS), embrião do Grupamento de Apoio que estaria por vir, junto com outros 19 (dezenove) Núcleos espalhados pelo território nacional, com o objetivo de se ter uma Unidade Administrativa com cultura organizacional voltada para a qualidade e padronização de procedimentos, com economia de escala nas aquisições e contratações de serviços e o pleno atendimento das expectativas das OM Apoiadas da Guarnição de Belo Horizonte e seus efetivos.
O NuGAP-LS foi criado e ativado por intermédio da Portaria 1.910/GC3, de 16/12/15, publicada no BCA 234, de 21/12/15, ficando subordinado administrativamente ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Através da Portaria CIAAR N° 27/SPM, de 29 de fevereiro de 2016, o Comandante do CIAAR, no uso das atribuições que lhe conferia a Portaria n° 1.9111GC3, de 16 de dezembro de 2015, publicada no BCA n° 234, de 21 de dezembro de 2015, em consonância com o Art. 4°, da Portaria n° 1.416/GC3, de 14 de dezembro de 2005, publicada no BCA n° 238, de 20 de dezembro de 2005, resolveu constituir um Grupo de Trabalho, no âmbito da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte, com o objetivo de estudar, planejar e implementar as ações necessárias à implantação do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS), levando em consideração as características das missões e as particularidades das OM envolvidas no processo, em cumprimento à letra "e", do item 5.1.1 do MCA 21-1/2015, aprovado pela Portaria n° 4911SC,de 14 de dezembro de 2015 - Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.
Junto com este Manual, foi aprovada, através da Portaria EMAER Nº 6/1SC, de 10 de março de 2016, a edição da Diretriz sobre a implantação dos Grupamentos de Apoio de Barbacena, de Guaratinguetá e de Lagoa Santa. Ela continha um cronograma de 100 (cem) ações a serem implementadas durante o ano de 2016, a fim de preparar o terreno para a ativação do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS).
Através da Portaria nº 1890/GC3, de 16 de dezembro de 2015, foi aprovada a reedição do Regulamento de Grupamento de Apoio - ROCA 21-58/2015, revogando-se a Portaria nº 164/GC3, de 2 de fevereiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União nº 25, de 3 de fevereiro de 2006. Em função das características das missões, das estruturas regimentais e dos efetivos das OM apoiadas, o GAP de Lagoa Santa foi classificado como tipo “A”, por ato do Comandante da Aeronáutica, e o Chefe de GAP tipo “A” passou a ser do posto de Coronel do Quadro de Oficiais Intendentes da Aeronáutica, da ativa.
O Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS) foi criado e ativado por intermédio da Portaria n° 1.714/GC3, de 29/12/16, publicada no Diário Oficial da União n° 251, de 30/12/16, com entrada em vigor a partir de 1º de janeiro de 2017. Nesta mesma Portaria, foi desativado o Núcleo do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa. Quando da inauguração do Grupamento, tinha sob sua responsabilidade as seguintes Unidades: Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR); Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS); Prefeitura de Aeronáutica de Belo Horizonte (PABH); Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Lagoa Santa (DTCEA-LS); e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins (DTCEA-CF), estando subordinado administrativamente ao Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica (CEAP).
O Chefe do Núcleo e primeiro Chefe do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa é o Cel Int ANGELO NASCIMENTO MARROSO.
Redes Sociais