No dia 30 de novembro, foi realizada, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), a XVI Reunião da Ordem da Cátedra. O objetivo do evento foi valorizar a dedicação de militares e civis que exerceram a função de instrutores na EAOAR, e os que, reconhecidamente, prestaram relevantes serviços à referida Instituição de Ensino.
A Ordem da Cátedra é composta pelos cavaleiros e damas da Ordem, que são os instrutores do “Casarão do Saber”. Também conta, em seus quadros, com os cavaleiros e damas honorárias, aqueles militares e civis que colaboraram decisivamente para a consecução dos objetivos da escola sem pertencerem a seu quadro de instrutores e orientadores dos cursos de aperfeiçoamento (CAP).
As reuniões vislumbram manter os cavaleiros e damas em contato com o efetivo atual da EAOAR, cultivando, desta forma, o espírito empreendedor e abnegado daqueles que legaram à FAB o centro de excelência que é a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica. Na reunião ocorreu a ordenação a cavaleiros e damas ordinários os seguintes instrutores:
Cel Av Gleison Antônio Somensi, Maj Av Pedro Nolasco Duarte, Maj Av David Fernando Landenberger, Maj Int Bruno Bitencourt Carvalho de Oliveira, Maj Eng Israel Cordeiro dos Santos Rocha, Maj Dent Isabel Corrêa da Costa Mileski, Maj Int Thaís de Jesus Pires de Souza.
Ocorreu a ordenação a cavaleiros e damas honorários:
Maj Brig Ar David Almeida Alcoforado, Maj Brig Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, Brig do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior, Cel Int Alex Franklin Pontes Silva, Cel Méd Luci Alcione Apocalypse da Cunha, Drª Karina Ragazzo Oliani, 1º Ten Ped Tatisa de Almeida de Matos, 1º Ten Ped Carla da Silva Batista Pereira, 1º Ten Pse Ana Carla Lima Ribeiro, 1 º Ten Ped Liliane de Moura Oliveira, 2º Ten Ped Vania Cesar Lima Passos, 2º Ten Ped Ana Paula Dias, 2º Ten Ped Patricia Ferreira Campos, 2º Ten Ped Laise Helena Nóbrega Barreto, 2º Ten Ped Mariana Silva Bezerra, Servidora Vitória-Régia Pinheiro Victor de Araújo.
Durante o evento, o Comandante da EAOAR e Grão-Mestre da Ordem da Cátedra, Cel Av Gleison Antônio Somensi, apresentou o panorama atual do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e destacou que “No ensino militar, nos cursos de carreira, máquinas avançadas e tecnologia de ponta ainda não substituíram a figura do instrutor. Teremos tão melhores resultados com os processos do ensino militar, quanto melhores, mais vocacionados, motivados e qualificados forem os instrutores. O caminho para o sucesso passa pelo instrutor, não há atalhos.”, finaliza.
Redes Sociais