Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Avisos > EAOAR INCLUI GOVERNANÇA E INOVAÇÃO NO CURRÍCULO DO CAP
Início do conteúdo da página

 

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) está modernizando a disciplina de gestão ministrada no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP). Até 2020 denominada Direito e Gestão, a partir de 2021 passa a ter o nome de Gestão e Governança no COMAER. Além das aulas tradicionais de Conceitos de Administração Pública, Atos Normativos Internos e Noções Básicas de Licitações e Contratos, também passaram a fazer parte da disciplina as aulas de Inovação e Design Thinking, Governança Pública, Gestão de Riscos e.

“Nunca as informações estiveram tão disponíveis, de fácil consulta. A Força Aérea não espera que seus futuros oficiais superiores se limitem a compreender as leis e os regulamentos administrativos, além das etapas de um processo licitatório – até porque a maioria desses oficiais não pertencerá a Unidades Executoras. Neste cenário, eles precisam reconhecer a importância do planejamento que poderá culminar ou não em uma contratação. Mas antes de tudo, saber identificar e analisar os problemas e propor soluções inovadoras, atreladas aos objetivos estratégicos e pautadas em critérios de análise estruturados”, ressalta a Ten Cel Int SUSAN KELLY PRADO ANDRADE, coordenadora da disciplina.

O Comandante da EAOAR, Cel Av GLEISON ANTÔNIO SOMENSI, cita que o apoio da DIRENS na aprovação no novo currículo mínimo foi fundamental para essa atualização, bem como na qualificação dos instrutores. A EAOAR atualmente conta com um corpo de instrutores extremamente qualificados: uma doutora, dois doutorandos, três mestres e três mestrandos, além de militares com outras pós-graduações lato sensu.

“Além dos militares que realizaram cursos de pós-graduação, o retorno de instrutores que realizaram missões de ensino no exterior propicia o benchmarking com novas técnicas pedagógicas, proporcionando também o incremento de mais práticas de metodologias ativas em todas as disciplinas”, complementa o Maj Av MÁRCIO HENRIQUE TEIXEIRA DE SOUZA, Chefe da Divisão de Ensino.

Desta forma, o CAP irá preparar os alunos para o cenário dinâmico que requer uma Administração moderna, mais flexível e adaptativa aos desafios atuais, em consonância com a DCA 11-45 “Força Aérea 100”, a qual prevê que os profissionais da FAB sejam capazes de analisar os problemas a partir de um ponto de vista alternativo, independentemente de sua especialidade ou papel.

 

Fim do conteúdo da página