O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, por meio do Instituto de Educação a Distância (IEAD), na quinta-feira (23/09), uma visita técnica ao Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação – IGTI, em Belo Horizonte - MG. A instituição é voltada para a educação em Tecnologia da Informação (TI), sendo conhecida pelas boas práticas no ensino a distância e valorização da experiência do usuário como instrumento para fomentar a elevação do conceito dos cursos ofertados. A visita foi presidida pela Chefe da Subdivisão de Tecnologia do IEAD, Major Alexandra Meireles do Porto de Freitas Ramos, e guiada pela equipe do IGTI.
A visita, da qual participaram oficiais e praças do efetivo do IEAD, teve como objetivo conhecer o modelo pedagógico, os setores e ambientes responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias educacionais, tendo em vista que o IGTI é referência nacional em inovação no uso da TI na categoria Educação, aliando o uso de processos de automação e integração de plugins para agregar interatividade e qualidade à sua plataforma virtual de aprendizagem.
O roteiro da visita teve início por meio de uma reunião estratégica com o Diretor Acadêmico e sócio-fundador do IGTI, Sr. Guilherme Neves Cavalieri, quando foram apresentados o organograma da empresa e a proposta didático-pedagógica, e compartilhadas algumas experiências vividas na transição do ensino presencial para o modelo à distância, além da indicação de tecnologias educacionais utilizadas para melhorar a experiência do estudante. Em seguida, os militares do IEAD puderam conhecer a estrutura física do IGTI e o trabalho dos setores envolvidos na produção dos cursos.
“É perceptível que todo o trabalho desenvolvido tem como foco a experiência do usuário, buscando melhorar sua interação com a plataforma e conteúdos. Além disso, a automação e as estratégias de condução de cada curso, seja com turmas de até seiscentos alunos assíncronos ou eventos síncronos com até três mil participantes simultâneos, agregam muito para o aperfeiçoamento do IEAD, que espera ter turmas de quantidades semelhantes de alunos”, disse a Tenente Nathalia Bernardes Fortes.
A visita contribuiu para assimilar o conhecimento das boas práticas do uso das tecnologias e das automações que permitem interatividade, promovem engajamento e envolvimento dos estudantes com o curso, além de soluções inovadoras em educação.
Redes Sociais