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Evolução da Educação a Distância no COMAER

O COMAER é uma corporação militar com unidades de negócio e pessoal sediados em dezenas de cidades do Brasil e do exterior, de modo que, para alcançar os objetivos propostos ao ensino na Aeronáutica, rotineiramente, o pessoal distribuído pelo Brasil e o mundo necessita realizar algum curso oferecido pelos órgãos executivos do Sistema de Ensino da Aeronáutica (SISTENS).

O resultado disso é uma matriz de planejamento que, com abordagens presenciais, envolve uma complexa logística para o deslocamento entre cidades e para a recepção de alunos e instrutores, alto consumo de tempo que poderia ser dedicado ao trabalho e grande volume de recursos para viabilizar a execução do plano, dentre outros custos. Desse modo, historicamente, os cursos de formação ou capacitação contínua no COMAER apresentaram limitações quanto a número de edições e participantes.

Porém, para que a Força Aérea Brasileira possa bem cumprir sua missão constitucional, prover capacidade dissuasória e participar na garantia da soberania, patrimônio e integridade territorial nacional, é necessário manter suas equipes adequadamente motivadas e preparadas para executarem suas diferentes tarefas. É evidente que, em qualquer atividade complexa e de alto risco, a tranquilidade e confiança na execução das tarefas é fruto de uma capacitação de excelência em todos os níveis.

Buscando esse estado de alta prontidão e excelência profissional, o COMAER vislumbrou então a necessidade de modernizar o Sistema de Ensino da Aeronáutica, com o fito de garantir que o sistema em questão fosse aprimorado, “notadamente pelas mudanças culturais e pedagógicas ocorridas ao longo das últimas décadas” (PCA 11-47/2018 - Plano Estratégico Militar da Aeronáutica - PEMAER). Uma das diretrizes para essa modernização foi a expansão “da prática do Ensino a Distância (EAD), eventualmente como pré-requisito para o ensino presencial, de forma ampliar as possibilidades de capacitação e reduzir custos” (PEMAER).

 

 

Histrico EAD na FAB1

 

 

Criao do IEAD2

 

 

 

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