Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IEAD implanta infraestrutura tecnológica para suporte à EaD na FAB
Início do conteúdo da página

No último dia 28 de março, a equipe especializada da Subdivisão de Suporte Tecnológico (SDST) do Instituto de Educação a Distância (IEAD) concluiu a instalação dos mais recentes servidores de storage adquiridos pela Instituição. Estes equipamentos, destinados ao armazenamento de dados de programasconteúdos educacionais e sistemas de informação relacionados à Educação Digital no COMAER, possuem substancial capacidade de processamento, diversos hard disks e múltiplas portas, para conexão em redes locais e servidores.

01store

“Com a implementação dessa infraestrutura, o IEAD ingressa em uma nova era, na qual sua 'base fria' passará a abrigar uma variedade de serviços de apoio à Educação Digital no âmbito do COMAER, tais como hospedagem do repositório de mídias, streaming de áudio e vídeo, gestão do conhecimento armazenado nas bases de dados, serviços de teste, de backup e de garantia da continuidade”, declarou o Chefe da Assessoria de Pesquisa, Inovação e Virtualização (APIV) do IEAD, Capitão QOENG Alex Gonçalves Saraiva.

02store

Esta conquista é motivo de grande orgulho para todo o efetivo do IEAD, pois destaca a capacidade e a dedicação dos militares envolvidos para tornar esse projeto uma realidade palpável. “Parabenizamos o Capitão Alex pela liderança nesse empreendimento, assim como toda a equipe de Tecnologia da Informação que contribuiu de maneira significativa para esta importante missão. Além disso, não podemos deixar de reconhecer o incansável trabalho da equipe da Secretaria do IEAD nos processos de aquisição”, ressaltou o Tenente-Coronel QOAV NTE Daniel Carlos Soares.

Base Fria no CIAAR

A nova área de armazenamento, também conhecida como “base fria”, encontra-se situada em Lagoa Santa - MG, cidade em que está localizada a sede do IEAD. A partir do mês de maio de 2024, todo o armazenamento de dados em servidores da Força Aérea Brasileira (FAB), relacionados com Educação Digital, poderá ser centralizado na base fria do Instituto.

03

“Todo esse aparato tecnológico reflete a relevância que o Comando da Aeronáutica, por meio da Diretoria de Ensino, atribui à Educação Digital. Agora, podemos garantir a segurança e a disponibilidade dos programas de Educação Digital por meio desta tecnologia, que oferece maior tolerância a falhas e melhora o desempenho geral da solução. É a concretização de um sonho”, destacou o Diretor do IEAD, Coronel R/1 Romero Serra Freire Lobo.

Durante este mês de abril, a equipe de Tecnologia da Informação do IEAD prosseguirá com o trabalho de configuração lógica e mapeamento de discos dos storagaes, visando o funcionamento a plano da solução a partir do mês de maio deste ano.

 

Texto: 2T JOR Ívna/IEAD

Fim do conteúdo da página