No último dia 27 de fevereiro, o Instituto de Educação a Distância (IEAD) realizou uma visita técnica de integração ao Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), no Rio de Janeiro. Durante a visita, a comitiva do Instituto explorou todo o processo de abertura de salas de aulas virtuais e a inserção de conteúdos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
A equipe, liderada pelo Tenente-Coronel Aviador Daniel Carlos Soares, contou com a participação do Capitão Engenheiro Alex Gonçalves Saraiva; da 2º Tenente Pedagoga Nathalia Bernardes Fortes; da 2º Tenente Pedagoga Aline Maira de Cássia Pereira; do 2º Tenente Analista de Sistemas Elias Magnane Mendes dos Santos; da 1º Sargento SDE Tatiane de Souza Lopes Sobrinho; do 1º Sargento SIN Leonardo José Mateus; da 2º Sargento SDE Heloísa Valdez de Oliveira e da 3º Sargento SDE Gabrielle Chaves Bock.
O Tenente-Coronel Soares destacou a relevância da interação com as ferramentas empregadas na educação assistida por tecnologias digitais, bem como entre as organizações responsáveis pelo ensino a distância. “A ênfase recaiu sobre a compreensão das inovações educacionais implementadas no CEADEx. A comitiva teve a oportunidade não apenas de conhecer as tecnologias em uso, mas também de compreender as práticas pedagógicas que fundamentam o sucesso do Centro”, destacou o Tenente-Coronel.
Ao término da visita, o Comandante do CEADEx, Tenente-Coronel de Artilharia Christiano Marins Anselmo Pinheiro, expressou a gratidão pela presença da comitiva do IEAD ao entregar para o Tenente-Coronel Soares uma fotografia, que registrou todos os participantes do encontro. O gesto simboliza a importância do intercâmbio entre instituições comprometidas com o avanço do ensino a distância.
Vista à Equinix
Durante a passagem pelo Rio de Janeiro, a comitiva do IEAD também visitou a Equinix – empresa americana e maior provedora global de data center e colocation para rede corporativa e cloud computing. A companhia é responsável pelo fornecimento da Nuvem EAD – recurso computacional contratado e operado pelo Instituto de Educação a Distância –, cuja operação teve início no dia 22 de janeiro.
A operação da nuvem pública visa proporcionar novas possibilidades e recursos para as Organizações Militares, ligadas à Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), e demais interessadas, que poderão compartilhar os recursos computacionais, educacionais e gerenciais, além de outras soluções e serviços voltados à educação digital.
Participaram da visita o Tenente-Coronel Soares, Capitão Alex, o 2º Tenente Magnane, o 1º Sargento Leonardo e os 3º Sargentos TIN Matheus Aurélio Martins Silva, Henrique Costa do Nascimento e Henrique Sales.
Texto: 2T JOR Ívna/IEAD
Foto: 3S TDE Torres/IEAD
Redes Sociais