Há dois anos, no dia 2 de dezembro de 2021, a Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurava uma nova era na formação de seus militares com o advento do Instituto de Educação a Distância (IEAD). Desde então, o IEAD se consolidou como referência em Educação a Distância na FAB, contribuindo significativamente para a capacitação e aprimoramento de seus quadros.
O pontapé inicial foi dado com o Curso de Psicologia da Aviação (CPAv), oferecido pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA). Sob a coordenação da 2º Tenente PED Aline Maira de Cássia Pereira, o curso, disponibilizado no Espaço Educ@er, proporcionou uma experiência pioneira de aprendizado on-line, no período de 2 de maio a 13 de julho de 2022.
O segundo marco foi o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde (CAAIS) da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), que contou com uma expressiva participação de 249 alunos. Coordenado pela 2º Tenente PED Mislene dos Santos Pinheiro Mendes, o curso foi ofertado de 30 de maio a 18 de dezembro de 2022, destacando a capacidade do IEAD em abranger diversas áreas do conhecimento.
Atualmente são mais 30 cursos, de diferentes áreas de negócio da FAB, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto.
No calendário do IEAD, outros importantes eventos também foram promovidos, dentre eles os seminários pedagógicos “Avaliação na EAD”, ocorrido no dia 7 de julho de 2022, e as “Metodologias Ativas para EAD”, realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2023, sob a coordenação da 2º Tenente PED Tayane Ferraz de Almeida Batista e da Professora Drª. Luciana Mazur.
Processo de avaliação
O IEAD também tem desempenhando um papel importante para a melhoria da eficiência e economia de recursos no processo avaliativo do Curso de Formação de Soldados do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Em 2023, pela segunda vez consecutiva, o IEAD ofereceu seu apoio, abrangendo tanto o primeiro como o segundo semestres do curso. Todo o processo realizado através do Espaço Educ@er tem otimizado, inclusive, a correção e computação das notas dos alunos.
A Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) também tem recebido suporte da equipe de TI do IEAD. Conforme levantamento realizado pelo 2º Tenente ANS Elias Magnane Mendes dos Santos, durante o segundo semestre de 2023 foram mais de 4.200 acessos distribuídos por avaliações da EEAR apoiadas pelo Instituto, nos cursos de Aperfeiçoamento Avançado (CAA), de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), de Especialização de Graduados (CEG), de Estudos Avançados para Graduados (CEAG) e de Especialização do Quadro Especial de Sargentos (CEQESA).
E não para por aí. O IEAD tem ultrapassado diversos limites territoriais ao apoiar militares naturais de países como Bolívia, Cabo Verde, Moçambique, Panamá e Peru através de uma parceria entre a EEAR e a Academia da Força Aérea (AFA) denominada “Avaliação para Candidatos de Nações Amigas”, que promove o intercâmbio intelectual e profissional de estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de carreira da AFA e EEAR. As provas do concurso, para o ingresso em uma das duas escolas de formação, são realizadas totalmente dentro do ambiente virtual do IEAD.
Atuação estratégica e gerenciamento de cursos específicos
O IEAD também se inseriu na formação dos militares de carreira da FAB, gerenciando o Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM), coordenado pela Tenente Maira, e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP), organizado pela 2º Tenente PED Loana Domingos da Silva.
Em um passo além, o Instituto, em parceria com o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, gerenciou o curso Ground School da aeronave KC-390 Millennium, fornecendo a base teórica essencial para a fase de voo. A primeira turma, gerenciada pelo IEAD, ocorreu de 3 a 19 de outubro de 2023, consolidando a atuação do Instituto na preparação operacional dos militares ao transmitir aos pilotos conhecimentos sobre os diversos sistemas da aeronave e sobre os procedimentos normais e de emergência necessários para a operação/pilotagem do cargueiro.
Além de gerenciar cursos externos, o IEAD desenvolveu cursos próprios com o intuito de capacitar os envolvidos na oferta de programas de Educação a Distância. Destacam-se o Curso de Preparação de Tutores (CPT), o Curso de Conteudista para EAD (CCEAD) e o Curso Básico de Mídias para EAD (CBMEAD).
Educação Básica a Distância
O IEAD não se limitou apenas à formação militar, estendendo sua atuação na oferta da Educação Básica na modalidade a distância para dependentes de militares em áreas afastadas, sem acesso a instituições presenciais. O Instituto participou ativamente no planejamento do projeto, oferecendo capacitação para a equipe pedagógica do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB) a fim de prepará-los para a execução do projeto de Educação Básica a Distância da instituição.
Na observação do Diretor do IEAD, Coronel R/1 Romero Serra Freire Lobo, em dois anos, o Instituto se firmou como uma organização dinâmica, adaptável e comprometida com a excelência da formação dos militares da Força Aérea Brasileira, e, ao longo desse tempo, tem se preparado para deixar um legado significativo para o futuro da educação militar.
“O segundo aniversário do IEAD representa uma trajetória de conquistas notáveis, onde as equipes pedagógicas, de desenho e de TI desempenharam papéis fundamentais. As realizações destacam-se não apenas por moldar uma educação a distância de qualidade, mas também por se integrarem de forma ímpar à atividade-fim da Força Aérea. Nesse período, testemunhamos a sinergia dessas equipes, que não apenas capacitaram nossos militares, mas também impulsionaram a excelência operacional da FAB, estabelecendo um padrão exemplar para o futuro”, frisou.
Confira abaixo a entrevista pelo Coronel R/1 Lobo, por ocasião da Jornada IEAD, que celebrou os 2 anos de fundação do Instituto:
Texto: 2T JOR Ívna/IEAD
Edição: 3S TDE Torres/IEAD
Fotos: IEAD
Redes Sociais