O autoconhecimento tem sido uma ferramenta comumente utilizada para fomentar os trabalhos e a produtividade de equipes ágeis. Por meio desta investigação pessoal é possível identificar as características mais marcantes do indivíduo, dentre elas propensões, padrões de comportamento e sentimentos vivenciados.
E foi com base nessa premissa, que foi realizado, durante a manhã de segunda-feira (21), o treinamento motivacional “Transformando Vidas”, promovido pela Mestre em Programa de Neurolinguística, Roberta Néri, ocasião em que a equipe do Instituto de Educação a Distância (IEAD) teve a oportunidade de participar de dinâmicas em grupo, desenvolver a escuta ativa e externalizar as impressões observadas ao longo do evento.
O treinamento, conforme a idealizadora do encontro, 2º Tenente PED Nathalia Bernardes Fortes, visou estimular o desenvolvimento da autoconfiança necessária para a tomada de decisões, planejamento futuro e definição de objetivos e metas de forma eficiente.
“Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para a construção de uma carreira sólida, com propósito e protagonismo. Além disso, o autoconhecimento nos permite potencializar habilidades comportamentais como a empatia, tão necessária e requisitada no mercado profissional quanto no convívio social. Apenas ao identificarmos nossas próprias emoções e sentimentos, seremos capazes de nos conectarmos ao outro e, assim, criarmos um ambiente de trabalho mais amistoso e eficiente”, destacou a tenente.
Conforme o Diretor do IEAD, Coronel Intendente Romero Serra Freire Lobo, a partir dos conhecimentos adquiridos durante o treinamento motivacional, foi possível propiciar alguns insights e ferramentas aos times que atuam no Instituto, gerando discussões pertinentes e aprendizados valiosos sobre o tema.
“É um ponto crucial para o desenvolvimento das relações interpessoais e para o fortalecimento de um time de sucesso. Como era de se esperar, com o treinamento motivacional alcançamos um resultado incrível, pois conseguimos identificar os perfis dos membros da nossa equipe, como cada um deles pensa; suas características de aprendizado, a forma como se comunicam, bem como seu perfil comportamental”, apontou Coronel Lobo.
Redes Sociais