Nos dias 11 e 12 de abril, o Instituto de Educação a Distância (IEAD) promoveu um seminário sobre metodologias ativas aplicadas ao ensino a distância. O evento presencial aconteceu no Auditório Marechal Eduardo Gomes, no Prédio do Comando do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), e também foi transmitido através da Plataforma Webex.
O Seminário de Metodologias para EAD foi organizado pela 2T QOCon PED Tayane Ferraz de Almeida Batista e pela Profª Dra. Luciana Mazur, e contou com a participação de especialistas na área, entre eles o Prof. Luciano Sathler – que abriu os trabalhos com a palestra “Educação e Tecnologia: desafios e possibilidades do aprender por toda a vida” –, a Profª Dra. Carla Netto e a Profª Ms. Raquel Chequer, que conduziram a palestra “Da teoria à prática: Metodologias Ativas para a Educação a Distância”.
Durante o seminário, foram abordados diversos temas relacionados às metodologias ativas, como a importância da interação entre alunos/cursistas e professores/tutores; o papel do aluno no processo de aprendizagem e o uso de tecnologias para promover o engajamento dos estudantes. Além disso, um dos pontos discutidos no evento foi andragogia – abordagem educacional que se concentra nas necessidades e características únicas dos alunos adultos.
“Falamos um pouco sobre andragogia, as estratégias e metodologias diferentes voltadas para o ensino de adultos, e como podemos fazer o uso intensivo, crítico e criativo da tecnologia para que as pessoas possam realmente aprender a se engajarem. Então, quanto mais democrático e participativo for esse processo de construção, de elaboração e desenvolvimento do curso, melhores resultados de aprendizagem nós vamos obter”, disse o professor Luciano Sathler.
Outro ponto relevante destacado no seminário foi a necessidade de adaptar as metodologias ativas às particularidades do ensino a distância, especialmente quanto às limitações tecnológicas dos alunos e a criação de atividades remotas; bem como importância de os educadores se atualizarem constantemente e estarem abertos a novas abordagens pedagógicas.
“Momentos como esse, propiciados pelo Seminário Pedagógico de Metodologias Ativas para EAD, impactam diretamente no trabalho de excelência que o IEAD vem buscando desenvolver para a consolidação de práticas inovadoras no ensino a distância da FAB. São uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre a práxis pedagógica em dialogia com pesquisadores tão renomados e conscientes do processo que envolve a criação de cursos para EAD”, aponta a Profª. Luciana Mazur.
Para o Diretor do IEAD, Coronel Intendente Romero Serra Freire Lobo, a educação on-line tem ganhado cada vez mais espaço, e as metodologias ativas são fundamentais para garantir que os alunos tenham uma experiência de aprendizagem mais rica e significativa nesse processo.
“As metodologias ativas colocam o aluno no centro do processo, estimulando-o a participar ativamente das atividades propostas e a construir seu próprio conhecimento. Essa é a essência da Educação Digital, que buscamos no IEAD. Deste modo, o seminário permitiu que os participantes conhecessem diferentes metodologias ativas e como aplicá-las, além de proporcionar trocas de experiências, possibilitando a reflexão sobre práticas pedagógicas e o compartilhamento de ideias inovadoras”, destaca Coronel Lobo.
Texto: ASP JOR Ívna
Redes Sociais