Criado em 6 de abril de 1983, pelo Decreto nº C-016/GM-3, o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) comemorou, no dia 14 de abril de 2022, o seu 39º aniversário de criação.O dia teve início com uma cerimônia religiosa, realizada pelo Pastor Rodrigo Michel dos Santos da Igreja Presbiteriana Renovada do Município de Guarantã do Norte -MT, em forma de agradecimento e celebração por mais um ano da instituição.
Em seguida, foi realizada a cerimônia militar alusiva ao aniversário da OM, a qual foi presidida pelo Senhor Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e contou com as presenças do Chefe do Grupamento de Apoio do Distrito Federal, Coronel Intendente Marcelo Ferreira Pedro, do Ex-Diretor do CPBV, Tenente‑Coronel Aviador Leonardo dos Passos de Araújo, do Vice‑Prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Caovilla, do Diretor do CPBV, Tenente‑Coronel Aviador Rodrigo Gonçalves Stief e de várias outras autoridades militares e civis da região.
Durante a cerimônia militar, foram entregues os certificados de Graduado e de Praça Padrão ao 3º Sargento Vinícius Costa Fernandes Tostes e ao S2 Carlos Eduardo Pereira de Jesus, respectivamente, por terem, na visão de seus pares e superiores hierárquicos, destacado-se no cumprimento de suas atribuições ao longo do ano de 2021. Foi realizada também a entrega da Medalha Militar de Prata com passador de Prata ao 1º Sargento Fábio Silva de Abreu e ao 3º Sargento Robson Pysklevitz e da Medalha Militar de Bronze com passador de Bronze ao 1º Tenente Vinicio Perusso, ao 2º Sargento Carlos Henrique Durval Lopes e ao Cabo Joilson Rodrigues Chaves, por terem completado, respectivamente, 20 e 10 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira.
Em seu discurso, o Diretor do CPBV, Ten Cel Av Stief, fez um resumo da história do CPBV e destacou os desafios do porvir, enaltecendo as qualidades do efetivo e manifestando a sua satisfação e orgulho por poder fazer parte desta distinta Organização.
Após a cerimônia militar, foi realizada a incorporação dos novos militares da OM à Ordem dos Cachimbeiros, cuja distinção visa marcar a passagem dos militares e servidores civis pelo CPBV, eternizando seus nomes junto à Galeria Histórica de Integrantes, por meio da atribuição de um número sequencial, único e vitalício, que os identificam. O evento também foi marcado pela entrega do título de Cachimbeiro Honorário ao Maj Brig Ar Mário, ao Cel Int Marcelo e ao Sr. Mácio Caovilla, por suas destacadas contribuições para o cumprimento da missão do CPBV.