No dia 13 de março de 2025, a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) realizou o "Tech Meeting de Engenharia na Amazônia: Desafios e Soluções", um evento que visou discutir questões técnicas nesse tema e fomentar o estabelecimento redes de contatos entre engenheiros e técnicos de organizações militares, órgãos públicos e empresas de engenharia. O evento ocorreu no Auditório da COMARA e foi composto por duas palestras, um coffee break para troca de experiências e um momento final para discussões, além de contar com a presença de militares do Serviço Regional de Infraestrutura de Aeronáutica de Belém (SERINFRA-BE) e da Comissão Regional de Obras da 8ª Região Militar (CRO-8).
A parte expositiva, composta pelas palestras foi aberta pelo 1º TenEng (CIV) Anthony Belo Vasconcelos Santos, Chefe da Seção de Projetos, que apresentou a experiência da COMARA em obras e projetos em locais de difícil acesso, trabalhando com solos com baixa capacidade de suporte e o domínio na operação por meio de logística multimodal. Ele discorreu sobre os desafios enfrentados nos projetos de reforma e ampliação dos aeródromos de Surucucu e Auaris, em Roraima, de ampliação da pista de pouso e decolagem em Alcântara/MA, a execução de obras no Estirão do Equador e o transporte logístico multimodal para suporte de obras em Iauaretê e, futuramente, em Querari/AM. Essa apresentação ofereceu uma visão detalhada das complexidades técnico-operacionais na região.
A segunda palestra foi ministrada pela Engenheira Ambiental Luciana Rosembaum e pelo Engenheiro Gutemberg Millet, da ViaEncosta Engenharia Ambiental/SP. Eles abordaram o tema "Soluções para a Estabilização de Solos com Emprego de Polímeros", demonstrando a viabilidade do uso de polímeros no tratamento de solos com baixa capacidade de suporte em pavimentação. A apresentação destacou resultados obtidos em diversas obras no país, mostrando como essa tecnologia pode ser uma solução eficaz para desafios de engenharia na região.
O evento foi amplamente elogiado pelos participantes, que destacaram a oportunidade de troca de conhecimentos e experiências. Segundo a 1º TenEng Nazário, do SERINFRA-BE, “o evento foi extremamente proveitoso, proporcionando uma visão ampla dos desafios da engenharia na Amazônia”. A oficial acrescentou que “a diversidade dos participantes contribuiu para um debate técnico enriquecedor e relevante sobre o tema.” Dentre os testemunhos feitos pelos convidados externos o 1º Ten QEM Parente, da CRO-8, considerou o evento “extremamente produtivo tanto pelo conteúdo quanto pelo network que foi possível ser realizado”.
O "Tech Meeting de Engenharia na Amazônia" foi um sucesso, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias. A COMARA pretende fomentar eventos semelhantes ao longo do ano, com o objetivo de ampliar parcerias e redes técnicas colaborativas, tanto para engenharia quanto para logística na Amazônia. Essas iniciativas visam fortalecer a cooperação entre setores públicos e privados, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios regionais.
Texto: Maj Eng Melo
Fotos: Acervo da COMARA
Redes Sociais