Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > MInfra, EMAER e COMGAP visitam o Canteiro de Obra da COMARA em Alcântara
Início do conteúdo da página

MInfra, EMAER e COMGAP visitam o Canteiro de Obra da COMARA em Alcântara

 

     Uma comitiva composta pelo Ministério da Infraestrutura, pelo Estado - Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP) , visitou o canteiro de obra da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), em Alcântara- MA, no dia 31/10, com o intuito de verificar o andamento da obra in loco e mensurar as dificuldades encontradas para a execução dos trabalhos pela Instituição no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) - MA.

     Dos membros da comitiva que visitaram o canteiro destacam-se à presença do Assessor Especial do Ministro da Infraestrutura, Marcelo de Canossa Macedo, do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, do Chefe da 4ª Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Alexandre Hoffmann, do Diretor de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Eduardo Henn Bernard e do Adjunto de Planejamento e Logística do COMGAP, Tenente-Coronel Aviador Enzo dos Santos Batista, que se fizeram acompanhar pelo Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, que ressaltou a importância dos trabalhos realizados: “Após a conclusão das obras, a infraestrutura aeroportuária Centro Espacial de Alcântara (CEA) será capaz de lançar artefatos aeroespaciais por meio de aeronaves.”

     A comitiva foi recebida pelo Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal. Na ocasião, houve uma apresentação dos serviços realizados pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira, bem como o andamento da obra como um todo.

 

     Dando prosseguimento à visita, os membros da comitiva puderam inspecionar e acompanhar os trabalhos de terraplenagem e da concretagem do pavimento da área da nova taxiway e do pátio de estacionamento.

     A obra, no Centro de Lançamento de Alcântara, consiste na melhoria logística de acesso ao Centro Espacial de Alcântara (CEA), com a construção de um novo pátio e uma nova pista de taxi, com capacidade de receber aeronaves de grande porte como o Boeing 747 e o Antonov 124. Além disso, está prevista a construção do Terminal de Passageiros (TPS), a fim de facilitar o apoio ao CEA.

     De acordo com o gerente da obra, Segundo-Tenente Engenheiro Saulo José Alves Barbosa, "até a presente data, foram movimentados cerca de 300.000 m³ de terra na projeção da nova taxiway e do pátio. Também foram lançados mais de 6400 m³ de concreto, o quê corresponde a uma área aproximada de 17.000 m², de um total de 31.264 m²", afirmou o militar.

     O previsto é finalizar a terraplanagem e a concretagem da taxiway e do pátio até dezembro de 2022. Já a infraestrutura da obra terá previsão de entrega até dezembro de 2024.

 

 

Texto: SO BFT Jean

Fotos: 1º Ten Av Fantinato

 

Fim do conteúdo da página