Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Comitiva da COMARA realiza visita de inspeção em Natal-RN
Início do conteúdo da página

Comitiva da COMARA realiza visita de inspeção em Natal-RN

       Entre os dias 17 e 18 de julho, uma Comitiva da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) realizou uma visita de inspeção no canteiro de obras, aberto em Natal (RN). O objetivo da visita foi de verificar o andamento das ações de melhorias na pista de pouso e decolagem da Base Aérea de Natal.
         A comitiva foi composta pelo Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira e demais militares.

       Durante a visita, o grupo conferiu o início do serviço de recapeamento asfáltico das pistas 16R/34L e 16L/34R, assim como a pista de táxi e o pátio de aeronaves. “A obra em Natal é de extrema importância, pois a Base Aérea de Natal é o melhor cenário de treinamento do Comando de Preparo (COMPREP) para exercícios de grande vulto nacionais e internacionais, como a TÍNIA e a CRUZEX”, declarou o Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro Nogueira.

Obras – A Comitiva da COMARA foi recebida pelo Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Éric Cézzane Cólen Guedes, pelo chefe do DTINFRA-NT, Coronel Engenheiro Roberto Gonçalves de Carvalho e pelo gerente do canteiro de obras, Capitão Engenheiro Marcos Cesar Fernandes de Araújo, do DTINFRA-NT. No início da visita, foi realizado um Briefing em que foram apresentados o delineamento e o cronograma das fases da obra, assim como todas as atividades já executadas. A primeira fase iniciou no mês de julho devido ao menor índice pluviométrico da região.

         A restauração dos pavimentos foi dividida em quatros fases: 1ª fase taxiway K, pátio dos hangaretes do 1º/8º GAv, com duração de 3 meses; 2ª fase taxiway K, pátio dos hangaretes do 1º/8º GAv e taxiway B, com duração de 4 meses; 3ª fase taxiway K, pátio dos hangaretes do 1º/8º GAv , taxiway B, taxiway A e C, com duração de 5 meses e 4ª fase pista de pouso e decolagem 16L-34R, taxiway K, pátio dos hangaretes do 1º/8º GAv, taxiway B, taxiway A e C, com duração de 10 meses. Atualmente, os serviços se concentram na fresagem, ou seja, a raspagem do asfalto antigo, abrindo frente para a reposição asfáltica da taxiway K e entorno dos hangaretes. A conclusão da obra está prevista para setembro de 2023 e há previsão de empregar temporariamente 60 funcionários civis da localidade, contratados através de Processo Seletivo Simplificado.

      Para a execução das obras, a COMARA também conta com a parceria de órgãos que compõem o Sistema de Controles da Engenharia (SISENG) – o Centro de Estudos e Projetos de Engenharia (CEPE) e o Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica (DTINFRA-NT).

Texto e fotos: SCS Comara

 

Fim do conteúdo da página