No dia 1º de junho de 2022, a Subdivisão de Projetos (SDPJ) da COMARA realizou uma capacitação profissional para os militares da Seção de Laboratório e Topografia (DELT) com o tema “Avaliação Funcional de Pavimentos”. A instrução foi realizada no auditório da sede da COMARA e ministrada pelo Primeiro-Tenente André Augusto de Vasconcelos Carvalho.
A instrução teve como principal objetivo elevar o conhecimento do efetivo sobre as normas do Manual de Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Aeroportuários (SGPA) e discutir os procedimentos de organização e gestão das missões de levantamento, apontando possibilidades de melhoria práticas que já foram implementadas na DELT.
Além de expor as diversas metodologias, normas empregadas e os tipos de levantamento funcional que podem ser realizados, o tenente Carvalho discutiu as boas práticas em missões de levantamento. Foi ressaltada a indiscutível importância de se elaborar um planejamento de missão dia a dia, de se confeccionar checklists de equipamentos e materiais e de se realizar briefing e debriefing.
De acordo com o instrutor do tema, tenente Carvalho, a instrução foi muito importante porque representa um passo adiante para os projetos executivos de recuperação de pavimentos da COMARA.
“Hoje, a COMARA já tem técnicos muito capacitados na avaliação de pavimentos pelo método PCI, que é uma avaliação visual e amostral das patologias do pavimento. Mas o método PCI é uma ferramenta que foi criada para a gerência de pavimento e não para o projeto executivo. Por isso a gente já discute há algum tempo a necessidade de passarmos a adotar o Levantamento Visual Contínuo.
O Método PCI e o Levantamento Visual Contínuo são levantamentos muito semelhantes e a principal diferença é que o Método PCI faz o levantamento apenas de algumas áreas do pavimento, o que a gente chama de método amostral, enquanto que no Levantamento Visual Contínuo são cadastradas todas as patologias do pavimento. Por isso, a troca do método é tão importante para os projetos da COMARA”, destacou o militar.
O público da instrução foi composto por diversos militares com experiência na área. As discussões que surgiram entre os alunos e o instrutor tornaram o ambiente extremamente propício à troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para o aprendizado de todos os presentes.
Para o Terceiro-Sargento Anderson Brito da Silva, que compôs o corpo discente, “a instrução foi interessante porque ele (tenente Carvalho) nos relembrou os defeitos do pavimento rígido e do pavimento flexível, o que é bastante pertinente, já que a gente tem que estar a todo o momento reciclando o conteúdo que aprendemos. Ele também apresentou a nova metodologia que a COMARA quer empregar, a Avaliação Visual Contínua, que é uma avaliação mais completa, em que a gente cataloga todos os defeitos, o que no PCI a gente não faz. Foi uma instrução importante para nivelar o conhecimento entre todos os militares da DELT”.
A região amazônica possui mais de 170 pistas recuperadas pela COMARA, uma extensa malha aérea de importância econômica e social. Todas essas pistas são suscetíveis à degradação do pavimento, seja devido ao efeito de agentes naturais como chuva e vento, seja devido ao próprio uso durante as operações das aeronaves.
Com o ganho de mais conhecimentos sobre o tema, os militares do efetivo da DELT estão mais capacitados a fazer estudos de avaliação funcional, contribuindo tanto para a confecção de projetos de recuperação de pavimentos de maior qualidade, quanto para a tomada de decisão dos gestores desta Comissão.
Ao término da instrução, a Terceiro-Sargento Doralice Lizandra Lima de Sousa, laboratorista da DELT, agradeceu e entregou ao instrutor um certificado, de agradecimento, como forma de reconhecimento pelos conhecimentos compartilhados.
Texto: 1º Ten Eng Álvaro / Cb W. Pereira
Colaborador: SO BFT Jean
Fotos: SO BFT Jean e efetivo da DELT
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