COMARA CELEBRA O 65º ANIVERSÁRIO
A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) celebrou, na sexta-feira (10/12), no pátio de formaturas da própria organização, o 65º Aniversário. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, acompanhado pelo Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira e demais autoridades.
Durante a solenidade, o Vice-Presidente da COMARA entregou uma lembrança aos Comarianos Honorários, em sinal de reconhecimento pela amizade, dedicação e cooperação demonstradas à COMARA no ano de 2021. Ao todo foram 16 personalidades homenageadas, porém só puderam estar presente nove, das quais destacamos: o Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão-de-Mar-e-Guerra André Luiz Martins Vieira, o Comandante da ALA 9, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, o Gerente do Escritório da POUPEX em Belém, Coronel R1 Fábio Luís Figueira Florindo Moreira, o Comandante do 8º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, Tenente-Coronel Antônio Augusto Alves Ceschin, o Comandante do 1º ETA, Tenente - Coronel Aviador Bruno Graciolli Xavier, a Diretora da Divisão Médica do HABE , Major Médica Nadia Costa de Miranda, o Adjunto da Seção de Licitação da BABE , o Primeiro-Tenente Intendente Rafael César da Costa, a Coordenadora Estadual de Zoonoses do Estado do Pará, Sra. Elke Maria Nogueira de Abreu e a Diretora do Departamento de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores do Estado do Pará, Sra. Adriana Souza Tapajós.
O evento, também, tornou público a deferência prestada aos padrões do ano de 2021, com uma homenagem, sendo entregue uma singela lembrança aos destaques nominados: o Terceiro-Sargento QSCon TMT Hellyson da Rosa Soares (que não pôde estar presente no ato), o Servidor Público Permanente Federal (SPPF), Ronaldo Araújo Santos, o Cabo SAD Lucas dos Santos Cardoso (que não pôde estar presente no ato) e o Servidor Público Temporário Federal (SPTF), Madsson Diego Martins Furtado (que não pôde estar presente no ato).
Durante a solenidade, ocorreu a entrega de uma lembrança aos Vice-Presidentes anteriores, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Coronel Aviador RR Romualdo Barbosa Santos. Além disso, houve, ainda, a despedida de militares ( Brig Eng Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado Júnior, SO SML Sebastião Nogueira de Souza e SO SEM Everton Rodrigues Vital) e civil ( SPPF, Raimundo Nonato Mendes de França) do Serviço ativo da Força Aérea.
Na sequência, houve a entrega de medalhas por tempo de serviço, em reconhecimento, aos excelentes serviços prestados pelos Graduados no decurso de 10, 20 e 30 anos de serviço. Na categoria ouro com passador de ouro, Suboficiais Orlando, Rivelino, Everton, Cosenza e R1 J.Paulo, categoria prata com passador de prata, Segundos-Sargentos Devimagno, Ribamar, e Terceiro-Sargento Rocha e na categoria bronze com passador de bronze, Segundos-Sargentos Josiel e Monteiro.
O Vice-presidente da COMARA, Coronel Aviador Mário fez uso da palavra e agradeceu aos colaboradores que, de forma direta e indireta, ajudam a alavancar os trabalhos da COMARA e destacou a missão, como um todo, e as obras em andamento.
"Vencemos o Desafio Amazônico a cada dia. Temos como atividade fim, executar obras de infraestrutura aeroportuária dentro do Sistema de Engenharia da Aeronáutica. Somos a única Organização militar que projeta e executam suas próprias obras e a maior em extensão territorial, com diversos destacamentos de apoio, engenharia e pedreiras. Hoje, estamos presentes em Natal (RN), Alcântara (MA), Oiapoque (AP), Oriximiná (PA), Manaus, Coari, Moura, São Gabriel da Cahoeira, Iauaretê, Tabatinga e Estirão do Equador, estes no Estado do Amazonas, e a partir de junho de 2022, abriremos mais um canteiro, em Eirunepé (AM).
Apesar do meu pouco tempo nesta Comissão, aprendi a crer que somos também a atividade fim da Força Aérea, haja vista que o pouso da aeronave só acontece se o seu pneu encontrar a pista", explicou o militar.
Em ato contínuo, o Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge cumprimentou a todos os presentes e na sequência fez um breve discurso sobre o momento:
"... como Presidente da COMARA e Diretor de Infraestrutura, tenho a enorme satisfação e o orgulho de registrar o reconhecimento de toda a área de infraestrutura do Comando-Geral de Apoio ao trabalho que vem sendo realizado por todo o efetivo desta Comissão, formado por militares e civis, de carreira e temporários, e liderados pelo nosso Vice-Presidente, Coronel Aviador Mário; e reforçar a importância de mantermos a dedicação e o comprometimento necessários para que o resultado do nosso trabalho esteja sempre focado no cumprimento da nossa missão e a altura do legado deixado pelos nossos antecessores, seja na parte militar seja na parte profissional", frisou o militar.
Texto: Cel Av Mário / SO BFT Jean
Fotos: SO BFT Jean
Redes Sociais