Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Inaugurada a balsa Mestre Alexandre
Início do conteúdo da página

 Inaugurada a balsa Mestre Alexandre

     Treze anos se passaram desde que teve início a fabricação da Balsa Petrolífera BDP-401 – “Mestre Alexandre”, finalmente concluída e inaugurada no último dia 10 de dezembro.

     A cerimônia foi presidida pelo Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, que se fez acompanhar do Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, e do Coronel Aviador Steven Meier, Vice-Presidente da COMARA.

     A construção do casco da balsa 401 foi realizada entre os meses de abril e dezembro de 2007, porém, devido a restrições orçamentárias, ficaram pendentes a casaria e a estrutura operacional da embarcação, dentre outras necessidades.

      Neste ano de 2020, com o apoio do Estado-Maior da Aeronáutica e o aporte de recursos do Programa Calha Norte, foram levantados fundos para a sua conclusão, que teve reinício no último mês de maio tendo sido concluída no mês de dezembro.

     A balsa Mestre Alexandre será empregada no transporte de óleo diesel para os canteiros de obras da COMARA, que necessitam desse insumo para o funcionamento das máquinas, veículos e equipamentos.

     Sua capacidade de transporte é de 400 mil litros. Um canteiro de obras como Estirão do Equador–AM, que opera com dependência plena de grupo gerador, consome, em média, 200 mil litros de diesel em um ano.

     Vale ressaltar que a conclusão dessa embarcação representa um marco para a COMARA, uma vez que será incorporada à frota uma balsa que atende às normas de segurança de navegação e proteção ao meio ambiente, bem como preserva a qualidade do combustível que chegará aos canteiros de obras.

     Seu casco possui composição dupla de chapas (casco duplo), o que permite a contenção do produto em caso de rompimento do casco externo. Além disso, ela possui um sistema de tubulações para o carregamento e descarregamento e um sistema de esgotamento de água dos porões e de combate a incêndio.

     Mestre Alexandre, que dá nome a esta embarcação, é natural do Maranhão e foi admitido na COMARA em 11 de julho de 1958 para trabalhar na função de agente de serviço de engenharia, sendo designado para compor a equipe da Divisão Logística.

     Durante sua trajetória profissional, foi por vezes reconhecido pelo seu sentimento de responsabilidade, pela alta compreensão de seus deveres e obrigações para com o serviço público, pelo interesse acima do normal, demonstrados pelos serviços desta Comissão, a qual se dedicou com satisfação, visando ao interesse comum.

     Sempre disposto a dar sua cooperação, sem limite ou recompensa, em benefício da Organização, este funcionário deu um exemplo de entusiasmo, amor ao trabalho e dedicação que o tornou digno de respeito e admiração de seus colegas e da mais alta consideração dos chefes.

     Estas palavras foram retiradas na íntegra de uma referência elogiosa que consta de suas alterações. O Mestre Alexandre se aposentou em 5 de abril de 1990 e faleceu no dia 18 de janeiro de 2003, aos 67 anos, deixando esposa e filhos.

     Seu filho primogênito Joel, presente à cerimônia, que recebeu um Certificado de Reconhecimento alusivo ao pai, declarou emocionado: “ Uma cerimônia linda, digna de emoções fortes, sinto-me feliz por tanta honraria dedicada ao meu pai, muito obrigado a COMARA pelo reconhecimento".

 

 

Texto: 1º Ten Eng Coimbra / 1º Ten PSC Joana
Fotos: S1 J. Negrão

 

Fim do conteúdo da página