Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Prédio da COMARA torna-se acessível
Início do conteúdo da página

Prédio da COMARA torna-se acessível

     A cerimônia contou com a presença do Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, e do Coronel Aviador Steven Meier, Vice-Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA.

     Após uma série de adaptações realizadas nas instalações da COMARA para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência, inaugurou-se, no último dia 10 de dezembro, a acessibilidade do prédio do comando.

     Rampas de acesso na entrada principal e dos fundos foram instaladas, conforme projeto idealizado pela Tenente Arquiteta Jaqueline.

     Os serviços tiveram início ainda no mês de agosto e, curiosamente, no dia 10 de setembro de 2020, foi publicada a Portaria Interministerial nº 323, que dispõe sobre procedimentos para adaptações de acessibilidade nos imóveis de uso público dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta.

     De acordo com a Portaria 323, as entidades federais deverão elaborar planos diretores para planejar as necessárias intervenções de modo a tornar as edificações de uso público acessíveis.

     À senhora Terezinha Sá Tavares, primeira pessoa com deficiência contratada pela COMARA, discursou durante a cerimônia de inauguração: “Parabéns a todos que trabalharam e continuarão trabalhando para que a COMARA continue sendo um local cujo respeito pelas leis permaneçam, mas, principalmente, o respeito pelo ser humano continue sendo a sua bandeira.”

     “A COMARA, nesse aspecto, está na vanguarda da própria legislação que regula o tema. Ainda não garantimos a acessibilidade a todas as nossas instalações, mas temos nos esforçado, desde o ano de 2019, para nos tornarmos cada vez mais acessíveis, declarou o Coronel Steven, Vice-Presidente da COMARA.

 

 

Texto: Cel Av Steven
Fotos: 1º Sgt BFT Jean

Fim do conteúdo da página