Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA efetua doações à comunidade indígena de Iauaretê
Início do conteúdo da página

COMARA efetua doações à comunidade indígena de Iauaretê

     Na manhã da última terça-feira (17/11), o Comando da Aeronáutica, representado pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), deu transparência e publicidade às ações acordadas entre a Instituição e representantes das comunidades indígenas do Distrito de Iauaretê, município de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.

     As tratativas giraram em torno da exploração da jazida de rocha granítica situada a cerca de 2 km da pista de pouso e decolagem de Iauaretê, que, além de viabilizar a obra de ampliação e recuperação do aeródromo local, darão o necessário suporte às comunidades indígenas locais.

     A maior parte do movimento aéreo registrado no aeródromo de Iauaretê ocorre em proveito da Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI. Além disso, outra importante função da pista é o abastecimento do Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, que cuida da Segurança Nacional.

     Em reunião realizada no dia 11 de abril de 2019, em contrapartida pela exploração da pedreira, o Presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) comprometeu-se a envidar todos os esforços para providenciar, em parceria com a Força Aérea Brasileira, a reforma do porto principal de Iauaretê e a cessão de equipamentos, duas demandas solicitadas pelos próprios indígenas que habitam a região.

     Coube ao Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, no Destacamento de Engenharia da COMARA (DECO-YA), realizar a entrega dos equipamentos (duas voadeiras de alumínio, uma de 8 metros e outra de 6 metros; dois motores de popa de 40 HP; 4 computadores e uma impressora) ao representante das comunidades indígenas, senhor Esmeraldo. O ato ocorreu de forma protocolar, com a assinatura de um Termo de Doação, entre os representantes da Força Aérea Brasileira e das comunidades indígenas. Além disso, estiveram presentes na ocasião autoridades da FUNAI e do Exército Brasileiro.

     O representante das comunidades indígenas, senhor Esmeraldo, fez questão de evidenciar em discurso a valorosa contribuição das doações para as comunidades indígenas. “Essas embarcações nos ajudarão bastante no desempenho de diversas atividades na área de logística. Já os computadores e a impressora na elaboração de documentos”, explicou.

    O Coronel Steven, Vice-Presidente da COMARA, agradeceu o tratamento cordial e amistoso que lhe foi dispensado durante toda a sua gestão à frente da COMARA e a compreensão da comunidade quanto à importância da exploração daquela pedreira. “Se tivéssemos que trazer a brita de Manaus a Iauaretê, precisaríamos vencer dois trechos encachoeirados dos rios Negro e Uaupés: o primeiro em São Gabriel da Cachoeira e o segundo entre as comunidades de Ipanoré e Urubuquara, o que tornaria a obra muito mais cara, inviabilizando-a. A partir de agora, teremos condições de concluí-la em dois anos”, declarou o Coronel Steven.

 

Texto: Cel Av Steven / 1º SGT BFT Jean
Fotos:  1º SGT BFT Jean

Fim do conteúdo da página