COMARA realiza ensaio FWD em Natal
Em 11 de outubro de 2020, foi realizado na Base Aérea de Natal um ensaio com equipamento de alta tecnologia para avaliar a condição da estrutura do pavimento das pistas de pouso e decolagem do aeródromo. Trata-se de um deflectômetro de impacto do tipo FWD (Falling Weight Deflectometer), que foi desenvolvido para simular o efeito da passagem de carga, como se um veículo estivesse atravessando o local ensaiado.
O equipamento, composto por trailer rebocável e veículo utilitário, pertencente à empresa Dynatest Engenharia Ltda, sediada em São Paulo-SP, foi transportado de Guarulhos à Natal por uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira.
Basicamente, o ensaio consiste na medição dos deslocamentos verticais sofridos pelo pavimento mediante a aplicação de determinada carga de impacto. O procedimento é obtido pela queda de um conjunto de massas, a partir de uma altura pré-fixada, sobre um sistema de amortecedores de borracha que transmitem a força aplicada a uma placa circular apoiada no pavimento. As deformações sofridas são registradas por vários sensores instalados a diferentes distâncias do ponto de aplicação da carga. Esses deslocamentos refletem o comportamento e a deformabilidade das diversas camadas do pavimento.
Através de estudos realizados com as informações obtidas, é possível avaliar a condição estrutural do pavimento e propor a intervenção de engenharia adequada, caso seja necessário algum tipo de reforço nessa estrutura.
Essa avaliação será de grande importância para a obra de recuperação dos pavimentos da Base Aérea de Natal, a ser executada em breve pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA. A informação obtida através do ensaio se traduz em otimização de tempo e custo para a referida obra, uma vez que servirá de subsídio para a elaboração de um planejamento executivo mais assertivo.
Texto Cap Eng César
Fotos: Cap Eng César e 1º Ten Eng Danilo
Redes Sociais