Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA realiza ensaio FWD em Natal
Início do conteúdo da página

COMARA realiza ensaio FWD em Natal

     Em 11 de outubro de 2020, foi realizado na Base Aérea de Natal um ensaio com equipamento de alta tecnologia para avaliar a condição da estrutura do pavimento das pistas de pouso e decolagem do aeródromo. Trata-se de um deflectômetro de impacto do tipo FWD (Falling Weight Deflectometer), que foi desenvolvido para simular o efeito da passagem de carga, como se um veículo estivesse atravessando o local ensaiado.

     O equipamento, composto por trailer rebocável e veículo utilitário, pertencente à empresa Dynatest Engenharia Ltda, sediada em São Paulo-SP, foi transportado de Guarulhos à Natal por uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira.

     Basicamente, o ensaio consiste na medição dos deslocamentos verticais sofridos pelo pavimento mediante a aplicação de determinada carga de impacto. O procedimento é obtido pela queda de um conjunto de massas, a partir de uma altura pré-fixada, sobre um sistema de amortecedores de borracha que transmitem a força aplicada a uma placa circular apoiada no pavimento. As deformações sofridas são registradas por vários sensores instalados a diferentes distâncias do ponto de aplicação da carga. Esses deslocamentos refletem o comportamento e a deformabilidade das diversas camadas do pavimento.

      Através de estudos realizados com as informações obtidas, é possível avaliar a condição estrutural do pavimento e propor a intervenção de engenharia adequada, caso seja necessário algum tipo de reforço nessa estrutura.

     Essa avaliação será de grande importância para a obra de recuperação dos pavimentos da Base Aérea de Natal, a ser executada em breve pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA. A informação obtida através do ensaio se traduz em otimização de tempo e custo para a referida obra, uma vez que servirá de subsídio para a elaboração de um planejamento executivo mais assertivo.

 

Texto Cap Eng César

Fotos: Cap Eng César e 1º Ten Eng Danilo

Fim do conteúdo da página