Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA conclui reparos emergenciais na pista de Estirão do Equador-AM
Início do conteúdo da página

COMARA conclui reparos emergenciais na pista de Estirão do Equador-AM

     No último mês de maio, tripulantes do 1º/9º Grupo de Aviação reportaram o estado precário da pista de pouso de Estirão do Equador, que resultou na degradação de 11 das 12 pás de hélice de uma aeronave C-105 Amazonas.

     Ato contínuo, a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) foi acionada para realizar os devidos reparos emergenciais, de forma a permitir a retomada das operações do C-105 naquela localidade.

     “Uma verdadeira operação de guerra teve de ser montada para remobilizar o canteiro, cujas atividades haviam sido suspensas como medida de proteção de enfrentamento ao coronavírus”, afirmou o Coronel Steven, Vice-Presidente da COMARA.

     Foi definida uma Faixa Operacional Mínima (FOM) de 1.140 metros de comprimento por 23 metros de largura como sendo a menor área possível a ser reparada no intuito de possibilitar as operações de pouso e decolagem.

 

     O eixo da pista precisou ser deslocado e uma operação tapa-buraco recuperou, em apenas uma semana, os 15 pontos mais críticos da pista de pouso e decolagem, viabilizando, desta forma, o retorno das atividades aéreas em Estirão do Equador.

        Tamanha celeridade na solução do problema motivou o Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica a encaminhar um elogio a todo o efetivo da COMARA.

     “É com grande satisfação e orgulho que parabenizo a todo o efetivo da COMARA e, em especial, a equipe que realizou as obras em pauta, pelo profissionalismo e pronta resposta à demanda da área operacional, mesmo nas condições adversas impostas pela pandemia do COVID-19, permitindo, em um curto e oportuno intervalo de tempo, que a Força Aérea Brasileira volte a cumprir a sua missão naquela região, em particular ao Pelotão de Fronteira ali sediado. São atividades como essa que demonstram a competência e a atitude dessa Comissão para VENCER OS DESAFIOS DA REGIÃO AMAZÔNICA. PARABÉNS!”, afirmou o Major Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes.

 

Texto: Cel Av Steven
Fotos: 1º Eng Ten Cunha

 

 

Fim do conteúdo da página