Divisão de Engenharia entrega três novos projetos
Superar desafios, vencer obstáculos, alicerçado por uma demanda de projetar, construir e recuperar aeródromos em regiões de difícil acesso tem sido a motivação da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) ao longo dos anos, uma instituição com a capacidade de se reorganizar diante de fatores adversos, como no caso da pandemia que assola o mundo, conseguindo cumprir as metas estabelecidas de forma extraordinária.
Dentro desse espectro de contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária do país, a COMARA concluiu, em curto espaço de tempo, três projetos executivos, as cercas operacionais do Aeroporto Público Amaury Feitosa Tomaz, na cidade de Eirunepé-AM, e do Aeroporto Regional Orlando Vilas-Bôas, na cidade de Matupá-MT, bem como o projeto de auxílios visuais do Aeroporto de Breves-PA, no último dia 30 de junho do ano corrente.
Esses projetos estão inseridos no Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 02/2017, firmado entre o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e o Comando da Aeronáutica, contemplando os seguintes objetivos:
Aeródromo de Eirunepé - AM
Construção de Cerca Operacional, de um novo Terminal de Passageiros (TPS) e de Instalação de Auxílios Visuais. O projeto será feito de forma que a operação no aeródromo seja IFR de não precisão, noturno e diurno.
Considerando-se a situação atual das configurações geométricas da Pista de Pouso de Decolagem (2.300 m x 45 m), Táxi (137,5 m x 22 m) e Pátio de aeronaves (422 m x 182 m), em conformidade com prévias análises realizadas pela Subdivisão de Projetos da Divisão de Engenharia da COMARA, constatou-se que o pátio atual comportará o estacionamento e a manobra de, pelo menos, dois exemplares da aeronave Boeing 737-800.
Aeródromo de Matupá - AM
Projeto de Instalação de Auxílios Visuais, Cerca Operacional, Drenagem, Regularização de Faixa de Pista e Serviços Complementares.
A Pista Pouso de Decolagem atual possui 1.730 m de acordo com levantamento in loco realizado pela COMARA. Será analisado o comprimento da pista requerido tanto pela aeronave de projeto, o EMBRAER 195-E2, quanto pelo ATR 72-500, aeronave comercial bimotor operada regularmente por diversas companhias aéreas do estado de Mato Grosso.
Conforme levantamento realizado pela equipe técnica da COMARA, o pátio de aeronaves de Matupá possui 80 m x 150 m, sendo capaz de comportar um ATR72-500 e seis Cessna 208. Será adotada sinalização para aviação geral no pátio de aeronaves, considerando-se uma posição para ATR 72-500 e as demais para C208-B.
Aeródromo de Breves - PA
No aeródromo de Breves não haverá ampliação longitudinal da pista de pouso e decolagem, mas a reconstrução dos 1600 m de comprimento, mantendo sua largura em 30 m, sem acostamentos.
O novo pátio será dimensionado de forma a atender quatro posições de estacionamento para as seguintes aeronaves: duas aeronaves ATR 72-500 e duas ATR 42-500. Contudo, a sinalização horizontal estará disposta de forma a possibilitar o estacionamento de uma aeronave ATR 72-500 e quantas aeronaves do modelo Cessna Caravan C208 forem possíveis.
Para a equipe multidisciplinar comandada pelo Chefe da Divisão de Engenharia da COMARA, Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, foi extremamente gratificante, após incontáveis horas de dedicação e afinco para alcançar a demanda lançada, muitas vezes continuada no período noturno, de forma a atingir e manter a excelência na consecução dos trabalhos laborais de que tanto a COMARA é reconhecida.
De acordo com o Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, “é uma imensa satisfação ver o resultado da equipe de projetos conseguindo entregar, de uma só vez, três projetos previstos no TED 02/2017. Percebe-se nitidamente que, apesar da imposição das medidas de distanciamento social para a prevenção do coronavírus, houve um grande comprometimento de todos, inclusive com a adoção da modalidade de teletrabalho, para que pudéssemos cumprir as metas estabelecidas”, afirmou o militar.
Texto : Cel Av Steven / 1º Sgt BFT Jean
Foto: 1º Sgt BFT Jean
Redes Sociais